Moda

Cool Luxury: entenda sobre o luxo repaginado

Asssim como o quiet luxury, o luxo descolado ou cool luxury ganha atenção com peças de alta-costura mais discretas e similares a roupas básicas, casuais e descoladas.

12 Mai 2023 - 09h15 | Atualizado em 12 Mai 2023 - 09h15
Cool Luxury: entenda sobre o luxo repaginado Lorena Bueri

Já imaginou o que resultaria da inusitada ou ao menos inesperada combinação entre peças de alta-costura e o conforto dos looks casuais e com pegada mais despojada? O chamado luxo cool é a mais nova tendência que promete desafiar as barreiras que separam os dois estilos até então considerados opostos por muitos.  

As peças de alfaiataria e de prestigiadas maisons ganham texturas, cores, materiais com um ar mais comfy e despojado em versões repaginadas de looks luxuosos. 

As novas criações de algumas das mais bem-conceituadas grifes mundiais como a italiana Prada, por exemplo, se destacam por atributos diferentes do que os usuais, sendo a discrição, minimalismo, conforto os principais, mas com a mesma altíssima qualidade com a que os seus fiéis clientes já estão habituados. 

Dentre as principais mudanças e novidades estão a escolha por tecidos mais confortáveis e descolados, bem como a “simplicidade” que as peças aparentam possuir, se assemelhando muito a peças comuns do nosso dia a dia, porém esbanjando uma qualidade nada comum.  


Coleção Prada com muitas referências a tendências como o quiet e cool luxury. (Foto: Reprodução/Financial Times)


O cool luxury, como é definido na língua inglesa, possui uma proposta muito similar àquela do quiet luxury: ambas buscam transmitir beleza e qualidade singulares em peças tidas por muitos como simples e comuns. O conforto, o ar descontraído e os designs compõem versões repaginadas e “materizadas” de looks rotineiros, trazendo-os para o mundo da alta-costura. 

Mas não se trata apenas de recriações idênticas a peças tradicionalmente casuais como peças em jeans, shorts baggy e camisas mais soltinhas, as coleções lançadas recentemente em Milão também inovam ao se inspirar e aparentar se tratar de peças comuns, quando na verdade são compostas por materiais finos, mas que são confeccionados de tal forma a parecer serem feitas com certos tecidos como algodão e jeans, ainda que na verdade tenham sido produzidas com materiais mais sofisticados do que esses. 


Peças que aparentam ser básicas e aludem a tecidos despojados são tendência nas maisons. (Foto: Reprodução/Bottega Veneta)


Tanto o cool luxury quanto o quiet luxury são verdadeiros investimentos para quem não abre mão de peças de qualidade e da exclusividade das peças criadas  pelos maiores nomes do universo da moda, assim como preferem por looks mais minimalistas e que valorizam conforto e essência em primeiro lugar.  

Foto destaque: Peças com estética despojada, básica, confortável compõem as mais novas coleções de alta-costura. Reprodução/ Deluxe Vietnam

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo