Mundo Animal

Contato humano com tartarugas pode por em risco o animal

Nessas época do ano é comum encontrar ninhos de tartarugas pelas praias do Brasil, cinco espécies diferentes fazem a desova em praias do Espírito Santo.

27 Jan 2023 - 20h00 | Atualizado em 27 Jan 2023 - 20h00
Contato humano com tartarugas pode por em risco o animal  Lorena Bueri

Um cercado pequeno, localizado na praia de Itaparica, em Vila Velha, Espírito Santo, revela a presença de um ninho de tartaruga da espécie gigante ou de couro, que atualmente encontra-se na lista de extinção. A curiosidade para ver os ovos, o nascimento e o momento que os animais vão para o seu lar de origem é grande, porém o analista ambiental Giovani Danbroz, explica que filmagens ou aproximação humana no momento da desova das podem pôr em risco os animais marinhos. 

O ambientalista informou que o contato humano na hora da postura dos ovos pode acarretar no afastamento dos animais e consequentemente diminuir o número da espécie na região. Até a luz do celular utilizada durante as filmagens, podem estressar os animais. 

"O ideal é manter a distância e não se aproximar, não ligar a luz do celular que possa vir incomodar o animal, deixar o animal seguir o percurso dele e observar de longe para que o animal consiga fazer o seu papel na natureza, desova e se reproduzir o seu eu".

O pesquisador da Fundação do Projeto Tamar, Rafael Kuster Gonçalves, explica que cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil, fazem a desova no litoral do Espírito Santo. A orientação é nunca encostar e evitar ao máximo se aproximar dos animais. 

"Lembrar sempre que os animais são lindos, mas são selvagens. São lindos, são carismáticos, dá vontade de tocar, mas o ideal é observar a distância esses animais". 


Projeto Tamar, Vitória ES (Foto/Reprodução: Projeto Tamar)


Aqueles que desejam ver as tartarugas de perto, mas sem incomodar os animais, podem visitar o projeto Tamar, localizado na Enseada do Suá. 

Ali é possível observar os filhotes e os animais em fase adulta e também é ensinado sobre a prevenção dos mesmos. 

O projeto conta com quatro espécies diferentes, tartaruga-verde, tartaruga cabeçuda, tartaruga Oliva e tartaruga-de-pente. O projeto fica aberto de quarta a domingo e funciona de 10 às 17 horas. O ingresso é comprado na bilheteria localizada.na entrada do projeto. 

 

Foto Destaque: ninho de tartaruga em praia do Espírito Santo (créditos: Projeto Tamar)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo