Notícias

Conta de luz pode permanecer na bandeira verde até 2024, diz Aneel

Chuvas intensas e alto nível de água em reservatórios das hidrelétricas permite que energia fique sem taxas extras até 2024, segundo o diretor geral da Aneel

31 Mar 2023 - 14h51 | Atualizado em 31 Mar 2023 - 14h51
Conta de luz pode permanecer na bandeira verde até 2024, diz Aneel Lorena Bueri

A bandeira verde na conta de energia, que possibilita a isenção de taxas extras, pode se estender até 2024 diante do cenário de chuvas fortes, que elevou substancialmente o nível dos reservatórios das hidrelétricas – principal fonte de geração de eletricidade do país, segundo o diretor da agência reguladora Aneel, Hélvio Guerra.


Bandeiras de energia (Foto: Reprodução/ABADI)


O diretor também apontou a ampliação da oferta de energia neste ano, dando destaque para o tipo renovável, como fator de manutenção da bandeira verde, que deve percorrer todo o ano de 2023.

Em entrevista à Reuters, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que as condições atuais apontam para que não haja cobrança adicional na conta de energia neste ano.

“O ONS conhece bem esse ambiente, e o ambiente é confortável para 2023 e 2024. Estamos com todos os reservatórios cheios e continua chovendo, o que nos dá esse conforto”, afirmou.

Grande parte da energia elétrica, atualmente, vem de hidrelétricas.

“Se tudo funcionar adequadamente, teremos bandeira verde até o fim do ano e, possivelmente, ainda no ano de 2024”, adicionou o diretor.

A previsão é de que os reservatórios cheguem ao final do período úmido, em abril, nos melhores níveis de armazenamento desde 2007.

No Sudeste e Centro-Oeste do país, onde se localizam as hidrelétricas com maiores lagos, a capacidade dos reservatórios pode chegar a 85% no fim de março, de acordo com o ONS.

As estimativas para o período seco também são positivas, com possibilidade de que o estoque de água atinja o melhor patamar em agosto, após 16 anos.

A chegada de um novo período de chuvas, em novembro deste ano, contribuirá para uma travessia tranquila de 2023 para 2024.

A expectativa é que não haja despacho das térmicas mais caras, sendo acionadas apenas aquelas consideradas inflexíveis, disse o diretor da Aneel.

Foto destaque: Conta de luz. Reprodução/ O Democrata

VEJA TAMBÉM

Governo suspende publicidade no X após investir milhões Lorena Bueri

Governo suspende publicidade no X após investir milhões

Esta decisão foi tomada após conflito entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes no antigo Twitter; o governo já havia investido mais de R$ 5,4 milhões
Mortes causadas por suposta overdose de K9 são investigadas em MG Lorena Bueri

Mortes causadas por suposta overdose de K9 são investigadas em MG

Mortes recentes de detentos nos presídios de Minas Gerais estão sob investigação. Principal causa suspeita em ambos os casos são: overdose por K9.
Tensão entre Irã e Israel cresce após governo iraniano prometer revidar ataque à embaixada do país na Síria  Lorena Bueri

Tensão entre Irã e Israel cresce após governo iraniano prometer revidar ataque à embaixada do país na Síria

Ataque de forças israelenses matou membros da Guarda Revolucionária iraniana e retaliação pode ocorrer ainda neste final de semana
Teaser de novo filme de Yorgos Lanthimos e Emma Stone surpreende público Lorena Bueri

Teaser de novo filme de Yorgos Lanthimos e Emma Stone surpreende público

Teaser de 'Tipos de Gentileza' cria expectativa com retorno de Emma Stone, o filme de Yorgos Lanthimos promete narrativa intrigante e elenco estelar
SPFW 57: Catarina Mina entrega emocionante desfile de estreia, em homenagem às artesãs cearenses Lorena Bueri

SPFW 57: Catarina Mina entrega emocionante desfile de estreia, em homenagem às artesãs cearenses

Destacando a autenticidade do Nordeste brasileiro, foram apresentados na passarela 40 looks feitos à mão, com técnicas artesanais: filé, bilro, labirinto, palha de carnaúba, fibra de croá, bordado, e o crochê
Sabores da África a inspiração de Weider Silveiro na moda urbana Lorena Bueri

Sabores da África a inspiração de Weider Silveiro na moda urbana

Weider Silveiro funde influências africanas com seu estilo urbano nesta temporada, criando uma coleção diversificada que inclui desde vestidos esvoaçantes até calças amplas e bustiês curtos.
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo