Saúde

Consumo moderado de ovos pode melhorar a saúde do coração, aponta estudo

Em pesquisa recente publicada na revista 'eLife', verificou-se que o consumo equilibrado de ovos na dieta pode aumentar o número de metabólitos saudáveis do coração no sangue

26 Mai 2022 - 14h39 | Atualizado em 26 Mai 2022 - 14h39
Consumo moderado de ovos pode melhorar a saúde do coração, aponta estudo Lorena Bueri

A ingestão de ovos tem sido tema de debate quando se trata de alimentação saudável. Nos últimos anos, o consenso dos especialistas tem sido que, embora os ovos contenham colesterol, é a gordura saturada que realmente afeta os níveis de colesterol em nosso sangue. Além disso, os ovos concentram uma grande variedade de nutrientes e, por esse motivo, comê-los pode ser bom como parte de uma dieta saudável.

Um estudo anterior realizado em 2018 e publicado na revista ‘Heart’ indicou que as pessoas que comiam ovos diariamente (cerca de um por dia) tinham um risco significativamente menor de doença cardíaca e acidente vascular cerebral do que as pessoas que comiam ovos com menos frequência.

Para entender melhor essa ligação, os autores do novo estudo publicado na revista 'eLife' realizaram uma pesquisa de base populacional para ver como o consumo de ovos afeta os marcadores de saúde cardiovascular no sangue.

Lang Pen, diretora do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística de Pequim, declarou que o baixo histórico de pesquisas acerca do tema foi um fator para que o estudo fosse realizado. "Poucos estudos analisaram o papel que o metabolismo do colesterol plasmático desempenha na associação entre o consumo de ovos e o risco de doenças cardiovasculares, por isso quisemos ajudar a suprir essa lacuna", comentou.


Ovos podem ser preparados de diversas formas e serem benéficos à saúde. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Seus resultados revelaram que as pessoas que ingeriram um número moderado de ovos tinham quantidades mais significativas de apolipoproteína A1 em seu sangue, um componente da lipoproteína de alta densidade (HDL), geralmente conhecida como ‘boa lipoproteína’. Essas pessoas tinham uma maior concentração de grandes moléculas de HDL em seu sangue, que ajudam a remover o colesterol dos vasos sanguíneos e evitar bloqueios que podem levar a ataques cardíacos e derrames.

Além disso, os pesquisadores descobriram 14 metabólitos ligados a doenças cardíacas. Em comparação com aqueles que comiam ovos com mais frequência, aqueles que comiam menos tinham níveis mais baixos de bons metabólitos e maiores quantidades de tóxicos no sangue. "Juntos, nossos resultados fornecem uma explicação potencial para como comer uma quantidade moderada de ovos pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas", disse o autor Canqing Yu, professor associado do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística e um dos pesquisadores.

Ainda de acordo com o Departamento, mais estudos serão necessários para verificar os papéis causais que os metabólitos lipídicos desempenham na associação entre o consumo de ovos e o risco de doença cardiovascular.

Foto destaque: Ovos sendo preparados em dieta. Reprodução/Ismael Trevino/Unsplash

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo