Notícias

Conselho de Segurança da ONU discutirá denúncia da Rússia de uso de armas químicas pelos EUA e Ucrânia

Rússia acusa Washington e Kiev de administrarem laboratórios de produção de armas químicas na Ucrânia. Os dois governos negam as acusações. Reunião com o Conselho sobre o assunto acontecerá nesta sexta.

11 Mar 2022 - 09h00 | Atualizado em 11 Mar 2022 - 09h00
Conselho de Segurança da ONU discutirá denúncia da Rússia de uso de armas químicas pelos EUA e Ucrânia Lorena Bueri

Nesta sexta-feira (11), o Conselho de Segurança da ONU fará uma reunião de emergência em Nova Iorque, às 15h no horário local (12h, horário de Brasília), para debater a acusação da Rússia da suposta produção de armas químicas em território ucraniano.  

“A Missão Diplomática Russa pediu uma reunião do Conselho de Segurança pra discutir as atividades biológicas militares dos EUA no território da Ucrânia”, disse o primeiro vice-presidente permanente da Rússia nas Nações Unidas, Dmitry Polyanskiy, no Twitter.

Moscou alega que Washington e Kiev estão administrando laboratórios de armas biológicas na Ucrânia. Ambos os governos negam as acusações.

Na madrugada desta sexta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou um vídeo em suas redes sociais negando as suposições e disse: “se quisermos saber quais são os planos da Rússia, basta ver do que eles nos acusam”.



Ao negar as alegações na quarta-feira (9), Washington as chamou de “risíveis”, além de sugerir que Moscou pudesse estar tentando justificar o próprio uso de armas químicas ou biológicas.

Esse é exatamente o tipo de ação falsa que estamos alertando que a Rússia pode iniciar, para justificar um ataque com armas biológicas ou químicas”, afirmou a porta-voz da Missão dos EUA nas Nações Unidas, Olivia Dalton.

“A Rússia tem um histórico bem documentado de uso de armas químicas e há muito tempo mantém um programa de armas biológicas que viola a lei internacional. Não vamos deixar a Rússia se safar”, continuou.

Em 2018, Moscou já havia acusado os Estados Unidos de realizar secretamente experimentos químicos em um laboratório na Geórgia, outra ex-república soviética que, assim como a Ucrânia, quer ingressar na Otan e na União Europeia.

 

 

Foto Destaque: Conselho de Segurança da ONU se reune nesta sexta-feira. Reprodução/Johannes Eisele / AFP / CP.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo