Notícias

Conhecimento é a única arma contra um sistema político falido, afirma Ricardo Holz

Em prol de uma maior conscientização política da população, o autor do livro “Manual básico para não ser enganado por políticos” está disponibilizando gratuitamente a sua obra na internet.

27 Jun 2022 - 11h50 | Atualizado em 27 Jun 2022 - 11h50
Conhecimento é a única arma contra um sistema político falido, afirma Ricardo Holz Lorena Bueri

Estamos em ano eleitoral e mais uma vez a responsabilidade de eleger aqueles que vão comandar o país recai sobre os ombros da população. Por isso, antes de ceder à tentação de se deixar levar por paixões político-partidárias ou pela radicalização ideológica, é preciso entender melhor como funciona o jogo político, para não depositar o seu voto e a sua confiança em promessas impossíveis nem se deixar enganar.

E é justamente essa a proposta do escritor e especialista em administração pública e gerência de cidades Ricardo Holz, de promover uma conscientização política da população à partir de um olhar apartidário, através do seu livro “Manual básico para não ser enganado por políticos” (POD Editora 2021). A obra aborda os pontos básicos que todo os cidadãos e, principalmente, os eleitores, devem saber para que não sejam enganados por promessas, discursos e narrativas de políticos que não têm compromisso com o desenvolvimento de nossa democracia e tampouco com o país. “É saber separar o joio do trigo e não se deixar enganar por políticos que não se preocupam em cuidar do que é público e apenas se utilizam do poder para benefício próprio”, revela o autor.

O livro mostra o quão fundamental é, que cada cidadão saiba qual a função de um vereador, senador ou deputado federal ou mesmo a real diferença entre o poder executivo e legislativo e possa assim mensurar a qualidade do serviço prestado pelos eleitos ou mesmo julgar se determinados candidatos possuem ou não as habilidades mínimas para tal cargo.

Conhecimento é poder

Ricardo Holz acredita que o conhecimento é única arma verdadeiramente eficaz para combater a corrupção. “É o que temos contra um sistema podre, falido, que se retroalimenta por grupos pseudoantagônicos, que usam narrativas falsas impulsionadas pela ignorância de parte da população, para se manter o máximo de tempo possível no poder. Cabe a cada um de nós, os verdadeiros detentores do poder, dar um basta e não mais sermos enganados por nenhum político.

Por essa razão, o autor também decidiu por disponibilizar gratuitamente o seu livro através da internet, no site naosejaenganadoporpolitico.com.br, em formato e-book, por entender que a escolha feita através do voto deve ser mais assertiva, menos sentimental e mais racional, e que isto só é possível através do conhecimento.“Vejo a internet como uma forma de democratizar o acesso ao conhecimento, e conhecimento é poder. Se queremos que a nossa população faça melhores escolhas, que vote consciente, assim como almejamos uma verdadeira renovação nos quadros políticos, que seja a favor do povo, isso só será possível através do conhecimento, por isso estou disponibilizando o livro gratuitamente, sem fins lucrativos, para que todos possam ter acesso”, conclui.

 

Foto edestaque: Ricardo Holz. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo