Saúde

Conheça os seis sintomas físicos mais comuns causados pela ansiedade

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertam que, somente no Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrem de ansiedade, o que coloca o país no topo do ranking mundial

26 Out 2022 - 13h00 | Atualizado em 26 Out 2022 - 13h00
Conheça os seis sintomas físicos mais comuns causados pela ansiedade Lorena Bueri

Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, somente no Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrem com ansiedade. Os sintomas da doença podem ser notados no corpo, além de tornar os pensamentos da pessoa acelerados. Durante as crises de ansiedade, é comum que a pessoa tenha dificuldade para desempenhar as atividades diárias.

A especialista Bruna Capozzi, atuando como psicóloga no Instituto Meraki, em Brasília, afirma que os gatilhos para as crises de ansiedade variam de acordo com a pessoa. Lugares com muitas pessoas e momentos únicos, como falar em público ou viajar de avião, são exemplos de momentos que geram ansiedade. Nessas situações, um conselho é tentar identificar sons, elementos visuais e texturas com o objetivo de se desconectar do estado de ânimo.

“O indivíduo que possui ansiedade parte de um percebimento de medo extremo e risco diante das situações da vida. Há uma superestimação do perigo e, consequentemente, uma elevada preocupação sobre o que está por vir. Essa forma de interpretação negativa dos estímulos, situações e eventos fazem parte da compreensão do transtorno”, afirma a psicóloga.

Para ficar mais atento aos sinais, a psicóloga separou alguns sintomas de ansiedade mais comuns que podem ser percebidos. Veja:

Sintomas físicos de ansiedade

1. Congelamento

Quando um momento faz com que o indivíduo se sinta muito ansioso, o corpo pode ficar no “modo de congelamento”. Nessa situação, os ombros podem se levantar, os músculos faciais e os maxilares se contraem e, com isso, o indivíduo se sente preso e tenso.

2. Desorientação

Pode fazer com que o indivíduo se sinta um pouco desorientado, gerando uma crise de pânico. Manter a contração nos pés e na conexão com o chão pode ajudar. Identificar as sensações do corpo também é essencial.


Pessoa com ansiedade. (Foto: Reprodução/Pexels)


3. Dificuldade para respirar

Alguns ainda acham difícil respirar quando estão ansiosos e esse sintoma não deve ser ignorado. Para resolver a crise sem que acabe virando um ataque de pânico, deve respirar lentamente e profundamente pelo nariz e expirar pela boca, como se estivesse soprando uma vela.

4. Suor corporal

Suar incontrolavelmente é uma reação que possui relação com a ansiedade ou estresse. Seja nas mãos, axilas ou na testa, o sintoma pode ser por conta do estado de ânimo e não deve ser ignorado. Para controlá-lo, é preciso manter a calma, tentando organizar os pensamentos.

5. Dificuldade para dormir

A qualidade do sono pode ser abalada pelas crises de ansiedade e a dificuldade pode inclusive se tornar rotineira. Dormir mal por um longo tempo causa carência de concentração, cansaço e até problemas digestivos. A especialista ensina que é importante acalmar a mente, no momento de ir para cama.

6. Agitação intestinal

A ansiedade pode causar uma agitação intestinal, causando necessidade de ir ao banheiro nos momentos de crise. Por conta da descarga de adrenalina no corpo, o sintoma é inclusive mais um estopim para um estado de ânimo descontrolado.

 

Foto destaque: Pessoa com ansiedade. Reprodução pexels.
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo