Saúde

Conheça os riscos e os impactos da posição de dormir do bebê

Se um bebê está dormindo de lado, é importante mudar sua posição. Colocá-lo para dormir de costas reduz muito o risco de síndrome de morte súbita infantil (SMSI) e outros problemas.

16 Jun 2022 - 16h33 | Atualizado em 16 Jun 2022 - 16h33
Conheça os riscos e os impactos da posição de dormir do bebê Lorena Bueri

De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NHI), a taxa de síndrome de morta súbita infantil (SMSI) diminuiu 50% entre 1994 e 1999. A taxa de sono mais do que dobrou no mesmo período, como resultado de promoção de campanhas de prevenção de SMSI em relação ao posicionamento dos bebês.

Os pais e cuidadores devem ficar atentos ao que fazer quando um bebê começa a rolar para o seu lado ou para baixo. Na maioria dos casos, não há necessidade de mover o bebê de volta, mas as pessoas devem continuar colocando o bebê para dormir de costas, mesmo depois que eles mudem de posição novamente.

Segundo algumas pesquisas, o sono de lado não é seguro para os bebês e não oferece benefícios. A posição mais segura para um recém-nascido dormir é de costas no primeiro ano de vida. Algumas pessoas acreditam erroneamente que dormir de lado é mais seguro para os que vomitam ou têm refluxo, mas isso é falso. Bebês com refluxo não são mais propensos a engasgar quando dormem de costas.

Enquanto alguns profissionais médicos aconselharam previamente o posicionamento de recém-nascidos de lado para limpar o líquido amniótico, não há nenhuma evidência para apoiar essa recomendação.


Dormir de lado pode causar problemas graves para o bebê. (Foto/Reprodução/Stocksy)


O principal risco de colocar um recém-nascido para dormir de lado é que ele pode cair de barriga e ter o peso colocado sobre o seu estômago. Quando um bebê é muito jovem para sustentar sua cabeça, isso pode significar que seu rosto fique preso contra o colchão, dificultando a respiração. A maioria dos bebês pode apoiar totalmente e levantar a cabeça com a idade de quatro meses.

Por cerca de três ou quatro meses de idade, muitos bebês começam a tentar rolar. Entre quatro e seis meses, muitos podem rolar deixando as costas para cima e o estômago para baixo e depois voltar novamente.

Com cerca de seis meses de idade, muitos se tornam dormentes mais ativos, rolando durante toda a noite. No entanto, ainda não é seguro colocar o bebê para dormir de lado ou de estômago. Se a criança rola nessa posição, no entanto, não há necessidade de acordá-los ou movê-los.

Alguns recém-nascidos dormem melhor de barriga ou de lado. Na verdade, isso é o que pode tornar essas posições tão perigosas. Os bebês entram em sono profundo por mais tempo e podem ser mais difíceis de acordar. Eles podem não acordar se não puderem respirar ou precisar se mover.

Foto destaque: A melhor posição para um bebê dormir é de costas. Reprodução/Hristovska/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo