Mundo Pet

Conheça os riscos de dar ossos aos cachorros

A prática de roer ossos ajuda na absorção de cálcio pelo organismo do animal. Para que não haja essa falta, é possível encontrar ossos sintéticos que ajudam de forma parecida na saúde do cão.

02 Nov 2022 - 13h30 | Atualizado em 02 Nov 2022 - 13h30
Conheça os riscos de dar ossos aos cachorros Lorena Bueri

Cães costumam adorar brincar ou roer ossos, que também ajudam na limpeza dos dentes, diminuição do estresse e apoio ao sistema digestivo do animal.  No entanto, é preciso que o tutor fique atento aos riscos de se oferecer ossos naturais ao pet. Vale lembrar que atualmente o mercado já possui opções naturais e seguras aos bichinhos.

Tal comportamento tem origem na caça, quando era preciso roer o osso para consumir a carne presa nele. Logo, cães não costumam medir a força que usam para roer e tentar comer o presente dado. Caso seja um osso que quebre com facilidade, surge um problema: o animal pode comer pedaços que podem ocasionar lesões internas no pet. Assim, é preferível que o animal não receba ossos que podem rachar ou quebrar com facilidade, como ossos de galinha, por exemplo. 

Caso seu cão tenha  tendência a destruir coisas, como comer sandálias, ele precisa de estímulos e brinquedos que demandem uma atividade parecida. Se ele destruiu algo com a boca, é possível que um osso seja a distração perfeita para salvar outros calçados em casa. 

Estudiosos dizem que a prática de roer ossos ajuda na absorção de cálcio pelo organismo do animal. Para que não haja essa falta, é possível encontrar ossos sintéticos que ajudam de forma parecida na saúde do cão.


 No mercado pet, é possível encontrar ossos feitos de nylon,  sintéticos, de nó, entre outros. (Foto: My Best Brazil)


Por se tratarem de produtos  industrializados, eles possuem menor risco de quebra para ferir o animal. É possível encontrar artigos feitos de nylon, naturais (bovinos, sem terem passado por processos de aquecimento), sintéticos, de nó, entre outros. Entre as opções, os feitos de couro bovino são os que se assemelham em maior proximidade em benefícios para o animal, sem apresentar riscos.

Por mais que não seja o ideal, se o tutor realmente deseja oferecer ossos naturais para o pet, a oferta deve ser feita após recomendação veterinária, que irá avaliar o tamanho do animal, os riscos de acordo com a saúde do pet  e indicar um tipo de produto que ofereça menos riscos. Entretanto, ainda é necessário que os ossos naturais sejam bem higienizados ou escaldados parcialmente.

Foto destaque: Cão roendo osso. Reprodução/ Shutterstock.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo