Saúde

Conheça os mitos e verdades sobre a saúde masculina

Os homens vivem menos? Só procuram o médico quando estão muito doentes? apenas homens idosos podem desenvolver câncer de próstata? Nós vamos esclarecer esses e outros questionamentos.

15 Dez 2022 - 09h30 | Atualizado em 15 Dez 2022 - 09h30
Conheça os mitos e verdades sobre a saúde masculina Lorena Bueri

Mesmo após o fim de novembro, mês conhecido por dar atenção à prevenção ao câncer de próstata, a saúde masculina é um tema importante a ser debatido. Afinal de contas, muitos ainda deixam de se cuidar por acreditarem em mitos e tabus que foram se construindo ao longo dos anos.

Mas que mitos são esses? Vem com gente que vamos te mostrar tudo!

Talvez o mais conhecido seja o de que os homens vivem menos que as mulheres e isso é verdade. Segundo o último estudo de longevidade no Brasil, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INGE), a expectativa de vida dos homens no país é de 73,3 anos, enquanto as mulheres podem chegar até os 80,3 anos. Um dos principais fatores para essa diferença é o de que as mulheres têm mais o costume de procurar médicos para consultas ou exames, sejam eles regulares ou preventivos.

Por falar nisso, o segundo tópico é o de que os homens só procuram o médico quando a dor que estão sentindo já está mais acentuada, é isso também é verdade. Devido a essa cultura de que o homem “não pode chorar ou sentir dor”, seis em cada 10 homens diagnosticados com cânceres próstata, por exemplo, só procuram o médico quando já estão com sintomas avançados, é o que aponta um levantamento realizado pelo Centro de Referência da Saúde do Homem da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Nessa mesma enseada, muitos acreditam que realizar sozinho o exame PSA (Antígeno Prostático Específico), principal ferramenta para diagnosticar o câncer de próstata, é uma forma de segura de fazer um autodiagnóstico, mas isso não é verdade. Esse teste apenas é complementar aos exames de toque, não sendo suficiente para diagnosticar sozinho a doença.

Ainda falando sobre câncer de próstata, outro mito bastante disseminado é o que de apenas homens idosos podem desenvolver a doença. Mesmo com menores incidências, existem, sim, casos de pessoas que foram diagnosticadas com menos de 40 anos.


A saúde masculina deve ser tema de debates durante todo o ano (Foto: Reprodução/Freepik/Internet)


Outro tópico para se abordar é sobre a Diabete. Muitos dizem, principalmente os homens, que ela é uma doença silenciosa e a verdade é que sim, o nosso corpo só acusa quando ela está em fase avançada. Além disso, o açúcar, quando em excesso no sangue, pode facilitar o surgimento de doenças cardiovasculares graves.

Nesse sentido, outra ideia bastante difundida entre os homens é a de que diabete tem cura. Isso é mito. Tanto os tipos 1 e 2 não tem cura, mas podem ser controlados com a mudança de dieta, adquirindo hábitos mais saudáveis e monitorando as taxas de glicose no sangue.

Por fim, os também homens acreditam que relações sexuais sem camisinha podem fazer que com eles adquiram câncer de pênis. Isso é verdade, ela é indispensável na prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, sendo uma das possíveis causas de câncer no pênis, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Foto destaque: A saúde masculina deve ser tema de debates durante todo o ano (Reprodução/Freepik/Internet)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo