Saúde

Conheça os benefícios do tomate para a saúde

O tomate possui inúmeras propriedades nutritivas. O fruto é rico em licopeno e vitaminas e é uma ótima opção para a alimentação, já que promove o bem-estar e a prevenção de doenças.

01 Mar 2022 - 09h27 | Atualizado em 01 Mar 2022 - 09h27
Conheça os benefícios do tomate para a saúde Lorena Bueri

Apesar de ser popularmente conhecido e usado na alimentação como legume, o tomate é classificado pela botânica como um fruto, devido às suas características e desenvolvimento biológico. Além disso, é um dos alimentos mais consumidos no mundo e está presente em diversas formas na refeição. Inclusive, no Brasil, inúmeros brasileiros consomem o fruto e o colocam na mesa, em razão de ser bastante versátil e nutritivo para a saúde humana. 

Entretanto, essa versatilidade vai além dos consumos do tomate. O fruto é antioxidante e anti-inflamatório, e contém vitaminas como A, C, K e do complexo B e minerais como o potássio, fósforo e magnésio - o curioso é que quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. Seja cozido, cru ou enlatado, ele é excelente em contribuir para o aumento da imunidade. Porém, deve-se ter atenção aos produtos industrializados feitos à base de tomate, já que a adição de açúcares e produtos químicos podem invalidar os benefícios que o fruto traz.

Posto isso, em entrevista a revista Globo Rural, a nutricionista Bianca Naves, da empresa Predilecta, relata alguns benefícios do tomate para a saúde. 


Preparo do tomate. (Foto: Reprodução/Nataliya Vaitkevich)


1. Anti-câncer
De acordo com estudos publicados pelo periódico científico National Library of Medicine, o determinado fruto reduz e previne cânceres de próstata, pulmão, cólon, entre outros. Isso se dá pelo fato de que o tomate pode impedir o desenvolvimento futuro de tumores em vários locais do corpo. 

2. Reduz a pressão
Os antioxidantes e vitaminas presentes no tomate colaboram em baixar a pressão arterial e são bons para a saúde cardiovascular. “Outro fator importante é que o tomate é rico em potássio, ajudando assim a baixar a pressão arterial”, acrescenta Naves.

3. Ossos saudáveis
A vitamina K e o cálcio que se encontram no fruto, ajudam a fortalecer os ossos, combatendo, inclusive, a osteoporose. Além de melhorar a pele, o outro componente licopeno, também presente no alimento, atua juntamente nesse benefício, já que o antioxidante colabora para a massa óssea.

4. Proteção solar
A especialista explica que o tomate é rico em licopeno - antioxidante -, o que, consequentemente, torna a pele menos sensível aos danos causados pelo sol. “O licopeno torna a pele menos sensível aos danos da luz ultravioleta, uma das principais causas de linhas finas e rugas no rosto”, diz a nutricionista.

 

Foto Destaque: Tomates. Reprodução/Jesse Ho/Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo