Saúde

Conheça os benefícios do perdão à saúde

Perdoar pode não ser um ato fácil muitas vezes, mas traz diversos benefícios à saúde, dentre eles a redução do estresse e controle da a saúde mental de quem o pratica.

28 Jun 2022 - 21h28 | Atualizado em 28 Jun 2022 - 21h28
Conheça os benefícios do perdão à saúde Lorena Bueri

O perdão não é fácil de ser praticado, a mágoa pode muitas vezes ser mais atrativa do que “dar o braço a torcer” a quem lhe fez algum mal, mas, muito além de um ato de amor, a habilidade de perdoar pode trazer diversos benefícios à saúde mental e física se exercido.

Mágoas e ressentimentos são sentimentos que estimulam sensações de estresse no cérebro, podendo colaborar para a liberação de adrenalina e noradrenalina que, se produzidas em grandes quantidades causam danos ao organismo como alteração do metabolismo, aumento da pressão arterial e redução do fluxo sanguíneo no coração.

Diversos estudos reafirmam a importância de perdoar e associam o ato à melhora da saúde e indicam relação da habilidade com a saúde mental.


Perdoar traz diversos benefícios à saúde. (Foto: Reprodução/Laboratório da Fé)


De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Health Psychology, o perdão ajuda na redução do estresse corporal, mental e contribui para melhora da saúde mental.

Segundo outra pesquisa, realizada por Charlotte Van Oyen, professora do departamento de psicologia do Hope College, nos Estados Unidos, os efeitos de perdoar no organismo vão além dos mentais.

O estudo foi realizado com o monitoramento de voluntários durante a lembrança de ofensas graves ou prejuízos causados a eles por terceiros, os exames detectaram que sinais corporais como pressão sanguínea, batimentos cardíacos e tensão muscular apresentaram níveis semelhantes aos da raiva.

No entanto, quando os voluntários mentalizavam perdão, a compaixão e a empatia em relação às razões que levaram terceiros a magoá-los, os resultados fisiológicos se normalizaram, voltando aos níveis anteriores.

Mesmo com todos os resultados positivos confirmados pela ciência de perdoar, o ato continua sendo muito difícil de ser praticado. A habilidade de crescimento interno, autoconhecimento, evolução e exercício da empatia, são muito importantes para a paz, a saúde física e mental.

 

Foto Destaque: A importância do perdão para a saúde.  Reprodução/ Vida Simples

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo