Saúde

Conheça os benefícios da prática do boxe para a mente e o corpo

Há uma abundância de benefícios do treinamento de boxe além do físico, incluindo cuidados de saúde mental e bem-estar geral, além de ser maneira eficaz de melhorar a capacidade cardiovascular.

11 Ago 2022 - 16h47 | Atualizado em 11 Ago 2022 - 16h47
Conheça os benefícios da prática do boxe para a mente e o corpo Lorena Bueri

Não há nenhuma prova de que o boxe é superior a qualquer outro tipo de exercício, mas ele possui uma série de benefícios para a saúde mental e física – incluindo aumento da força aeróbica, melhorar a aptidão, força e resistência.

Na verdade, de acordo com Kristy Curtis, treinadora e profissional de saúde e bem-estar na Universidade de Camberra, na Austrália, o boxe é uma das atividades cardiovasculares mais exigentes que você pode fazer. "Isso ocorre porque o boxe é em grande parte baseado em intervalos com rajadas curtas e acentuadas de esforços, seguidas por recuperações curtas", diz a treinadora.

Ao contrário do boxe tradicional que exige que as pessoas treinem com um parceiro, as aulas de boxe modernas normalmente envolvem dar socos no ar, um saco de pancadas ou bater em almofadas. Sessões de “estilo sombra” podem incluir socos mais potentes, como ganchos e uppercuts, bem como socos menos potentes, como jabs.

Nos últimos anos, houve um aumento na demanda por ofertas de exercícios físicos em casa, tornando as aulas de boxe mais acessíveis do que nunca. Aqueles que não são capazes de integrar uma aula em grupo ou sessão de ginástica agora podem entrar em uma aula virtual. "A realidade é que a maioria de nós é pobre em tempo", diz Kristy. A treinadora completou dizendo que mesmo poucos minutos por dia de exercícios em casa é melhor do que nada.


Com a pandemia, o boxe também foi praticado em casa. (Foto/Reprodução/WBC)


A recomendação é procurar por um treino de boxe em casa e escolher uma opção com base no nível de condicionamento físico atual (iniciante, intermediário ou avançado).

Por outro lado, fazer aulas estruturadas regulares pode fazer bastante para o bem-estar – principalmente pelo aspecto motivacional que o treinamento com os outros pode proporcionar. "As aulas podem ser um motivador fantástico para muitas pessoas, além de ser uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e, geralmente, mantê-lo indo mais regularmente", explica Kristy.

Juntamente com a longa lista de benefícios do boxe, algumas das outras grandes vantagens físicas são:

  • Risco reduzido de desenvolver hipertensão arterial, diabetes ou ter um acidente vascular cerebral (AVC);
  • Aumento da força óssea e muscular;
  • Melhor força da parte superior do corpo;
  • Melhor equilíbrio;
  • Maiores níveis de resistência;
  • Controle de peso;
  • Melhor coordenação de mãos e olhos e habilidades motoras;
  • Melhor postura.

E depois há as vitórias mentais significativas, com sessões regulares de boxe associadas a humor elevado e aumento do estado de alerta. Kristy Curtis completa dizendo que as pessoas que lutam boxe regularmente se sentem mais confiantes e menos estressadas.

Foto destaque: Praticar boxe tem benefícios à saúde. Reprodução/MSTH

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo