Esportes

Conheça os 8 estádios que receberão jogos da Copa do Mundo de 2022

A Copa do Mundo do Qatar contará 8 estádios localizados em 5 cidades diferentes, Doha, Lusail, Al-Rayyan, Al-Wakrah e Al-Khor. Sendo 3 deles em Doha, capital do país

01 Abr 2022 - 10h31 | Atualizado em 01 Abr 2022 - 10h31
Conheça os 8  estádios que receberão jogos da Copa do Mundo de 2022 Lorena Bueri

O Qatar será o foco das atenções de todo o mundo entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022, devido a Copa do Mundo que pela primeira vez na história será disputada em um país árabe. Os jogos serão realizados em 8 estádios divididos em 5 diferentes cidades, Doha, Lusail, Al-Rayyan, Al-Wakrah e Al-Khor. E todos eles contarão com uma novidade, um sistema de ar condicionado especial instalado em cada um deles, o que ajudará contra o calor insuportável.

Estádio Nacional de Lusail, em Lusail


Estádio Nacional de Lusail (Foto: Reprodução/AFL Architects/ Haus/Gazeta do Povo)


Palco de 10 partidas incluindo a final, o Nacional de Lusail tem capacidade para 80 mil pessoas, sendo o maior dentre os 8 estádios.  Seu design e formato são uma homenagem à arte e ao artesanato local. Após o fim da Copa do mundo o estádio será transformado em um complexo comunitário com direito a shopping, escola, clínicas de saúde e até mesmo moradias.

Estádio 974, em Doha


Estádio 974 (Foto:Reprodução/Getty Images/Goal)


Dono de um dos designs mais inovadores do mundo, o estádio 974 é uma homenagem ao comércio marítimo do país. O que torna tão inovador seu design é modo como tal foi feito, foram usados 974 contêiner na construção do estádio. Mas esta não é a única simbologia por trás do numero 974, o numero também é o código internacional telefônico do Qatar. O estádio tem capacidade para 40 mil pessoas e pós a Copa será usado como um complexo para a comunidade local.

O Estádio Internacional Khalifa, em Doha


Estádio Internacional Khalifa (Foto:Reprodução/Divulgação/Catar 2022/ge)


Construído em 1976, o Internacional Khalifa é de longe estádio com mais historias entre os 8, tendo sediado já os Jogos Asiáticos, a Copa Asiática AFC e entre outros torneios. O Khalifa foi reformado para a Copa e agora abriga mais de 40 mil torcedores.

Estádio da Cidade da Educação, em Al-Rayyan


Estádio da Cidade da Educação (Foto: Reprodução/Divulgação/Comitê Organizador Catar 2022/ge)


O Cidade da Educação é um caso curioso, durante sua construção foram encontradas rochas de mais de 20 milhões de anos de idade o que fez com que tivesse de ser escavado mais 17 metros para baixo para que o estádio pudesse ficar no nível do mar. O estádio com capacidade para 40 mil torcedores recebeu a partida entre Palmeiras e Tigres no Mundial 2020, partida esta que terminou com derrota do verdão por 1 a 0.

Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan


Estádio Ahmad bin Ali (Foto:Reprodução/Lance! Galerias/r7)


Inaugurado em 18 de dezembro de 2020, na final Copa do Emir daquele ano. O estádio de capacidade para 40 mil torcedores será palco de 7 jogos da Copa do Mundo. Após a Copa o estádio terá sua capacidade reduzida para 21 mil torcedores, pouco mais da metade da capacidade atual.

Estádio Al Bayt, em Al-Khor


Estádio Al Bayt (Foto:Reprodução/AFP/Diário do Nordeste)


Palco da estreia da Copa do Mundo, o Al Bayt é o segundo maior estádio da Copa, com uma capacidade de 60 mil expectadores.  Uma parte da arquibancada do estádio é portátil e será removida após o termino da competição, a ideia é oferecer a tecnologia para países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento para tornar mais viável a pratica de esportes em tais.

Estádio Al Janoub, em Al Wakrah


Estádio Al Janoub (Foto: Reprodução/Divulgação / Fifa/Diário de Pernambuco)


Construído em uma das regiões mais antigas do Qatar, o estádio com capacidade de 40 mil torcedores, foi inspirado na economia marítima da cidade, mergulhadores de pérolas, pescadores e barcos veleiros. Além do estádio, foram construídas escolas, unidades hospitalares e espaço de eventos para garantir uso do estádio mesmo após o fim da Copa. Como outros já citados o Al Janoub terá sua capacidade reduzida pela metade após o termino da competição.

Estádio Al Thumama, em Doha


Estádio Al Thumama (Foto: Reprodução/EFE/Fenwick Iribarren Arquitects/Jovem Pan)


Inspirado no Gahfiya, touca utilizada por homens muçulmanos. O Al Thumama é um exemplo de sustentabilidade, o estádio com capacidade para 40 mil expectadores economiza 40% a mais de agua quando comparado a um estádio convencional, feito esse que redeu ao estádio 4 estrelas no Sistema de Avaliação de Sustentabilidade (GSAS).

Foto Destaque: Copa do Mundo. Reprodução/Divulgação/FIFA

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo