Moda

Conheça o upcycling, uma forma sustentável de continuar na moda

Saiba quais os principais benefícios da prática para o meio ambiente e o seu bolso, usando uma forma diferente de reaproveitar peças de roupas que seriam descartadas.

06 Jun 2023 - 16h30 | Atualizado em 06 Jun 2023 - 16h30
Conheça o upcycling, uma forma sustentável de continuar na moda Lorena Bueri

As temporadas do mundo da moda mudam em um piscar de olhos. Infelizmente, muitas roupas que não acompanham as tendências acabam por ser descartadas, o que pode prejudicar muito o nosso meio ambiente, sem falar do gasto desnecessário dos nossos recursos naturais.

Amanda Martins, fundadora da Ciclou, – uma empresa que desenvolve produtos reciclando peças e materiais – explica um pouco sobre: "Upcycling é a transformação de um material que seria descartado em um novo produto, não necessariamente com a mesma funcionalidade, mas com maior valor agregado do que o anterior". A empresa de Amanda arrecada materiais para a confecção de produtos reciclados, e também atende a pedidos de transformação de bolsas, roupas e acessórios.


Produtos da empresa Ciclou feitas com materiais de guarda-sol (Reprodução/Instagram)


Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos países sofreram com a escassez de alimentos, medicamentos e também de tecidos. Com isso, muitas famílias precisaram utilizar o que tinham em casa para fazer roupas, como toalhas de mesa e cortinas. Hoje em dia, a situação é completamente diferente: há a produção em excesso e o descarte desnecessário de roupas que estão em perfeitas condições – mas que não atendem mais às tendências do momento – em aterros sanitários.

Amanda explica que "no upcycling, a peça vai ser única. Você consegue ter o diferencial do artesão, do artista e da criatividade no produto final", diferente da reciclagem, que transforma o produto antigo em algo novo, o que pode diminuir a qualidade do material. Sem esquecer que a reciclagem, apesar de ser em prol do meio ambiente, gera gastos de energia e água, enquanto o upcycling pode ser posto em prática apenas ao transformarmos uma calça e um short ou até mesmo em uma bolsa, por exemplo.

Para Amanda, um produto upcycled tem que “ter qualidade, um acabamento bom, durabilidade... Não é só porque você está fazendo com material reaproveitado que ele pode se desmanchar ou se desfazer uma semana depois de uso". Consumidores podem procurar marcas sustentáveis de upcycling, ou até mesmo encomendar um produto com alguém que tenha habilidades na máquina de costura.

"Você pode pedir pra alguém transformar essa peça em um novo produto para você continuar usando, com roupas que você tem em casa e que não usa, ou que estão rasgadas, ou que eventualmente não tem mais utilidade porque está muito desatualizado ou não serve mais", completa a especialista.


Tranformação de uma calça jeans em vestido (Reprodução/Instagram)


Amanda ainda explica que, conforme alguns dados, atualmente, já existem roupas no mundo o suficiente para as próximas cinco gerações. Dessa forma, o upcycling é realmente uma ótima forma de reaproveitar essas peças. "Minha expectativa é que o upcycling cresça na mesma velocidade que o mercado de segunda mão cresceu nos últimos anos. Exponencialmente", diz ela.

E completa: "Eu espero que isso venha cada vez mais da indústria de high fashion, de marcas extremamente caras e luxuosas. Acho que isso começa a vir lá de fora, em passarelas de moda. A gente vê vestidos feitos de latinha, de materiais alternativos, que não são necessariamente um tecido convencional para se fazer roupa. Acho que a indústria da alta moda começa a apresentar o upcycling em um lugar de luxo. E isso, com certeza, vai ditar tendências".

Foto Destaque: Conheça o upcycling, uma forma sustentável de continuar na moda. Reprodução/GreenMe.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo