Moda

Conheça o legado de Mary Quant

A grande estilista britânica Mary Quant, criadora da minissaia e uma grande pioneira no mundo da moda nos anos 60, morre aos 93 anos, em sua casa no condado de Surrey, na Inglaterra

14 Abr 2023 - 15h15 | Atualizado em 14 Abr 2023 - 15h15
Conheça o legado de Mary Quant Lorena Bueri

Mary Quant, nascida em 11 de fevereiro de 1934, foi uma estilista britânica vanguardista.

A ‘mãe’ de uma das peças mais versáteis do guarda-roupas feminino morreu ontem, no dia 13 de abril, aos 93 anos.

Mas afinal, quem foi Mary Quant e por que sua invenção é tão icônica?


Mary Quant (Foto: Getty Images)


A moça que pensava em se tornar professora, como seus pais, teve sua vida transformada ao conhecer seu marido e sócio, Alexander Plunket Greene, enquanto estudava na Escola de Arte Goldsmiths da Universidade de Londres. Ambos entraram no mundo dos negócios e, em 1955, Mary, aos 21 anos, abriu sua butique Bazaar na King’s Road, onde vendia, em princípio, peças de designers conhecidos, o que atraía seus clientes que procuravam por originalidade.

No entanto, com o passar do tempo, Mary começou a investir em suas próprias criações e passou a vender somente suas peças, que caíram no gosto de seus clientes. Suas criações eram muito coloridas e Quant prezava pelo conforto.

Sua maior criação ainda é item quase que obrigatório no vestuário feminino: a minissaia. A peça foi muito bem aceita e se tornou praticamente um símbolo do estilo ‘sixties’.


Mary Quant com uma cliente em sua loja (Foto: Getty Images)


Além da minissaia, Mary também foi a responsável pela criação das meias coloridas, que, volta em meia, volta à moda. Também criou os suéteres canelados, os coletes de crochê e os cintos caídos.

 As criações de Quant seguiam uma linha criativa, pioneira e eram acessíveis à todas as classes.

Em 1966, devido ao seu prestígio e influência na sociedade, a estilista foi agraciada com o título de Oficial da Ordem do Império Britânico, concedido pela rainha Elizabeth II. Em 2015, ela ganhou outra homenagem da então rainha da Inglaterra: o título de Dame da Ordem do Império Britânico.

Mary aposentou-se das criações no início dos anos 2000 e optou por dedicar-se à vida em família, longe dos holofotes.

Sobre Quant, destaca o museu Victoria & Albert de Londres, que lhe dedicou uma extensa retrospectiva em 2019, "Quant representou a alegre liberdade da moda da década de 1960 e brindou um novo modelo a seguir para as mulheres jovens. A moda atual deve muito à sua visão pioneira".

 

Foto destaque - Mary Quant ( Foto: Keystone/ Getty Images)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo