Notícias

Conheça o golpe do empréstimo e como se proteger

A polícia prendeu quase 400 pessoas por participarem de golpes do empréstimo no Rio de Janeiro. Entenda como ele funciona e como você pode se proteger.

28 Mai 2023 - 23h55 | Atualizado em 28 Mai 2023 - 23h55
Conheça o golpe do empréstimo e como se proteger Lorena Bueri

Já são quase 400 pessoas presas por aplicarem golpes do falso empréstimo em 2023 no Rio de Janeiro. Entenda como o golpe funciona e como se proteger dele.

A primeira coisa que os golpistas fazem é achar os dados das suas possíveis vítimas na deep web, a camada mais profunda da internet. A partir destes dados, eles entram em contato com as vítimas, que é quando eles oferecem novos empréstimos ou renegociação de empréstimos antigos.

Durante a conversa com as vítimas, os golpistas conseguem os restantes dos dados pessoais, bancários e fotografias, que são usados posteriormente para a abertura de contas e contratação de empréstimos sem a permissão da vítima, que passa a ser a responsável pelo pagamento.

Maria Izileia Machado foi uma das vítimas do golpe em São João do Meriti, Rio de Janeiro. A idosa estava dentro de casa quando uma mulher bateu em seu portão dizendo ser funcionária do INSS, apresentando um documento que mostrava o nome completo, o CPF, o nome do banco e a agência que ela sacava a aposentadoria e pensão.

A golpista disse ser um procedimento que precisava ser pessoalmente, e pediu para fotografar o RG e a idosa. Maria só foi descobrir o golpe quando foi sacar o dinheiro da aposentadoria e da pensão, vendo que estava com uma dívida de R$ 104 mil de um empréstimo desconhecido por ela, o qual foi dividido em 80 parcelas de R$ 1,3 deduzidas diretamente do salário dela.


Golpistas tentaram dar outro golpe em Maria Izileia Machado com uma renegociação. (Foto: Reprodução/G1)


O golpe de Maria não foi resolvido e ela ainda tem que pagar pelo empréstimo. Meses depois os golpistas ainda tentaram dar outro golpe na idosa, desta vez oferendo uma renegociação do mesmo empréstimo.

A polícia descobriu que os golpistas possuem diversos roteiros para falar com as vítimas, entre eles um usado para caso haja desconfiança.

Entre as dicas para não cair no golpe estão: não confiar em propostas vantajosas e muito atraentes, principalmente quando ocorrer em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp; e se for fazer empréstimos ir direto para agências físicas ou diretos com bancos em que possuam contas concorrentes. Se suspeitar que foi vítima ou se desconfiar de um golpe, é aconselhado que se vá direto para a polícia.

 

Foto destaque: Se proteja do golpe do empréstimo. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo