Beleza

Conheça o 'cogumelo da imortalidade'

Pertence à família dos fungos, o Cogumelo Reishi virou o novo queridinho graças as suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e desintoxicantes e a promessa do rejuvenescimento.

24 Mar 2022 - 19h45 | Atualizado em 24 Mar 2022 - 19h45
Conheça o 'cogumelo da imortalidade' Lorena Bueri

Desde que o mundo é mundo, os homens sempre estão buscando a juventude e longevidade. Além dos diversos tratamentos e produtos que já existem no mercado, há alguns ingredientes disponíveis na natureza que prometem diversas melhorias para a saúde, um deles é o cogumelo reishi, que beneficia a saúde prometendo rejuvenescimento.

Conhecido cientificamente pelo nome Ganoderma lucidum, ele é famoso pela denominação de “cogumelo da imortalidade”. O Reishi estourou em 2020 e virou o queridinho dos cosméticos e suplementos alimentares, graças aos seus benefícios através de suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e desintoxicantes.

Em entrevista à revista Byrdie (Nova York), a dermatologista Jeannette Graf e a nutricionista Jeannette Kimszal explicam o porquê do produto ganhar tanta visibilidade e seus benefícios para a pele e para a saúde.


Creme de Profunda Adaptagem com Ashwagandha +Reishi (Foto: Reprodução/ Cosmetic Innotion)


Pele

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os radicais livres estão entre os maiores causadores do envelhecimento da pele. Graf afirma que os cogumelos reishi sustentam os níveis de dois dos antioxidantes mais poderosos da pele: a ergotioneína e a glutationa reduzida que são responsáveis por prevenir o envelhecimento prematuro e a formação dos radicais livres. Outro benefício apontado pela dermatologista foi a presença de propriedades dos cogumelos reishi que reforçam o sistema imunológico e resultam em uma pele acalmada, sem tanta vermelhidão.

Através do polissacarídeos, responsáveis por armazenar energia, o cogumelo fornece benefícios umectantes, mantendo a pele hidratada. Como consequência, diminuem as linhas finas e rugas. Outra melhoria que o Reishi pode causar é na forma de extrato, ele inibe essa enzima, reduzindo pigmentações e a descoloração da pele.

Saúde

Segundo a nutricionista Kimszal, os cogumelos podem combater a depressão e a fadiga. Estudos apontam que, após oito semanas do uso dos compostos do cogumelo, a fadiga diminuiu em indivíduos com neurastenia - uma condição do sistema nervoso. Além disso, dores e irritabilidade também diminuem.

Os cogumelos reishi também ajudam a melhorar o colesterol HDL em pessoas com diabetes e aumentam a produção de glóbulos branco - responsáveis pela defesa do corpo contra organismos infecciosos. “Eles também demonstraram regular as citocinas TH2, sugerindo que podem ser benéficos no tratamento do câncer”, ressalta a nutricionista. 


Café Instantâneo Orgânico (Foto: Reprodução/ CaféCeps)


Os benefícios “milagrosos” do cogumelo reishi podem ser encontrados em diversos produtos derivados, como pó e cápsulas, café e blends, além dos cosméticos.

Por mais natural que um produto seja, vale lembrar que podem ocorrer reações que se diferem de organismo. Portanto antes de começar a ingestão dos produtos é recomendável procurar orientação de um especialista.

 

Foto Destaque: Cogumelo Reishi Reprodução/Getty Imagens.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo