Notícias

Conheça o "Pouso-caranguejo", manobra recomendada durante tempestade

A manobra conhecida como “Pouso-caranguejo” foi utilizada por pilotos de avião, na cidade de Londres, devido à tempestade Eunice. A Europa vivencia perdas materiais e óbitos desde a sexta-feira (18)

19 Fev 2022 - 15h41 | Atualizado em 19 Fev 2022 - 15h41
Conheça o 'Pouso-caranguejo', manobra recomendada durante tempestade Lorena Bueri

A Europa recebeu a desagradável visita da tempestade Eunice nesta sexta-feira (18). Por esse motivo, o serviço de meteorologia do Reino Unido, um dos países afetados, emitiu um alerta vermelho sinalizando os ventos fortes causados pela tempestade.

Diante disso, o setor de aviação encontra dificuldades para realizar pousos, tendo que optar pelo “pouso-caranguejo”. Durante mudanças drásticas no tempo, o piloto da aeronave está autorizado a utilizar o método, que consiste em se locomover para a direção em que o vento está vindo. Esta manobra permite o deslocamento do veículo lateralmente, na direção da pista de pouso. No último instante, ele se alinha à pista e toca o solo.

Isto acontece quando os ventos não se alinham à direção da pista, a aterrissagem se torna mais complexa, evidenciando algumas dificuldades para os pilotos. De acordo com o site G1, no caso específico da tempestade Eunice, os ventos passavam por Londres como rajadas, que prejudicavam o pouso. Outra alternativa a situações dessa natureza é arremeter, ou seja, interromper o pouso.

De acordo com o Met Office, serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, a intempérie pode causar “distúrbios significativos”, levando perigo para a população. Na Grã-Bretanha, foram registrados ventos de até 196 km/h.

Em sua conta do Youtube, o jornal digital Poder360 publicou um vídeo que mostra um avião balançando durante uma tentativa de pouso em Londres:


Tempestade Eunice leva perigo a tripulantes. (Vídeo: Reprodução/Poder360)


A CNN Portugal informou que, até o momento, 13 mortes foram registradas em decorrência da tempestade. Foram dois óbitos na Polônia e na Alemanha, quatro na Holanda, três na Inglaterra, um na Bélgica e um na Irlanda. O site ainda noticiou que centenas de voos foram cancelados no noroeste da Europa e 400.000 mil casas estão sem eletricidade no Reino Unido, o que pode gerar um prejuízo de 300 milhões de libras (aproximadamente 2 bilhões de reais) para as seguradoras.

Foto Destaque: Avião em meio a tempestade. Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo