Esportes

Conheça o Monumental de Guayaquil, palco da final da Libertadores deste ano

Localizado em Guayaquil, o Estádio Monumental Isidro Romero Carbo receberá a grande final desta edição da Libertadores, entre Flamengo e Athletico-PR. Apesar da situação atual do Equador, final foi mantida pela Conmebol

07 Out 2022 - 20h38 | Atualizado em 07 Out 2022 - 20h38
Conheça o Monumental de Guayaquil, palco da final da Libertadores deste ano Lorena Bueri

A grande final da Copa Libertadores da América está definida. No dia 29 de outubro, Flamengo e Athletico-PR disputarão o título no Equador, mais precisamente no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, localizado em Guayaquil. Pertencente ao Barcelona Sporting Club, o estádio é o maior do país, com capacidade para 59.283 torcedores. Conheça mais sobre o palco da finalíssima brasileira.

Duelo de Barcelonas

Conhecido como ‘Monumental de Guayaquil’, o estádio foi inaugurado em 27 de dezembro de 1987, em um jogo de ‘Barcelonas’, onde o clube equatoriano recebeu o xará famoso, da Espanha. Os visitantes venceram por 1 a 0. A partida contou com a presença ilustre de Pelé.

Pelé e a placa dourada

A visita do maior ídolo brasileiro rendeu uma fala que ficou eternizada, se transformando em uma placa dourada no estádio, quando o Rei se encantou com a beleza do Monumental.

“Em meu país está o Maracanã, maior estádio do mundo. Mas o Monumental é o mais belo”, disse Pelé na ocasião.


Fala de Pelé virou placa no estádio equatoriano. (Foto: Reprodução/Twitter)


Segunda final de Libertadores

Em 1998, o estádio recebeu sua primeira final de Libertadores com a presença de um brasileiro, quando o Vasco da Gama disputou a Copa com o Barcelona de Guayaquil. Os cruzmaltinos conquistaram o título depois de duas vitórias, 2 a 1 no Equador e 2 a 0 em São Januário.

Neste mês, o Monumental se prepara para sua segunda final, entre Flamengo e Athletico-PR. Será o quarto estádio a receber uma final única de Libertadores. Desde 2019, Monumental de Lima (Peru), Maracanã (Brasil) e Estádio Centenário (Uruguai) sediaram o jogo final da competição.

Sem altitude

Ao contrário do que muitos pensam, o Monumental de Guayaquil não tem altitude, algo benéfico para as equipes brasileiras. Isso porque o estádio está localizado em Guayaquil, a 417,7km da capital Quito, onde sim há uma altitude de 2.850 metros.

Guayaquil tem uma população de 2,7 milhões de pessoas, sendo a segunda maior cidade do país.

Situação atual do País

Assim como todo Equador, Guayaquil vive dias de tensão, depois de o país decretar, até o dia 14 de outubro, inicialmente, estado de exceção, pela morte do promotor público Edgar Escobar, que foi assassinado.

O número de crimes aumentou em diversas regiões do país, além de protestos e atentados com explosivos. Guayaquil tem grande área comandada pelo crime organizado, e é responsável por 32,5% do número de homicídios do país em 2022.

A situação atual do país contribui para a baixa procura de ingressos para a final da Libertadores até o momento. Apesar dos ocorridos recentes, a Conmebol garantiu que não mudará o local da final da competição.

 

Foto destaque: Estádio Monumental de Guayaquil. Reprodução/Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo