Saúde

Conheça o Marca-Passo; equipamento que salva vidas

Certa de 40% dos pacientes que colocam marca-passo cardíaco retornam para as consultas periódicas com o médico. Mais de 30 mil equipamentos são implantados todo ano no Brasil

01 Mai 2022 - 17h00 | Atualizado em 01 Mai 2022 - 17h00
Conheça o Marca-Passo; equipamento que salva vidas Lorena Bueri

O marca-passo é um aparelho eletrônico constituído de bateria e eletrodos ligados ao coração para estimular seu batimento. Hoje este dispositivo cardíaco eletrônico implantável realiza outras funções além de regular o batimento como, reanimação da pessoa em caso de parada súbita ou desacelerar em ocasiões de ritmo apressado.

Localizado abaixo da clavícula, o marca-passo é instalado abaixo da pele, tecido subcutâneo, e os fios são conduzidos através do vaso sanguíneo e ligados à parede do músculo do órgão que bombeia o sangue. Dependendo de seu objetivo o dispositivo pode ser instalado de diferentes formas e para a implantação o procedimento demanda anestesia local com sedação do paciente.

O dispositivo funciona tanto como sensor, quanto estimulador ao detectar ritmos anormais através dos eletrodos. Em contato com os ventrílucos ou os átrios, podendo ter um a três em cada, o marca-passo envia informações sobre o comportamento do órgão ajustando para frequência máxima para cada paciente, levando em consideração a condição de saúde e idade do paciente.


Equipamento de marca-passo implantando subcutanea. (Foto: Reprodução/ Freeimages)


Sua bateria feita de lítio garante o funcionamento do dispositivo para mais de 10 anos. Consultas periódicas devem ser realizadas, em média duas vezes ao ano. Alguns aparelhos tem a função de monitoramento à distância, que emitem sinais de alerta para mau funcionamento, desmaio, tontura e taquicardia.

Em casos de arritmia, fora do ritmo, o equipamento detecta o ritmo anormal de batimento que gera uma pequena carga elétrica para estabilizar a situação. Quando o coração acelera a ponto de pifar, o aparelho provoca um choque como os dos desfibriladores e se o marca-passo perceber um intervalo maior entre as batidas também libera uma pequena carga elétrica para re-estabilizar o ritmo.

No Brasil estima-se que 30 mil marca-passos sejam instalados todo ano, no entanto, apenas 40% dos pacientes que colocam equipamento retornam para as consultas periódicas com o médico. Algumas estruturas podem interferir no funcionamento do marca-passo, como aparelho de ressonância magnética, antenas de rádio e TV, aparelhos de movimentos repetitivos no caso de trabalhadores que utilizam fritadeiras e celulares devem ficar a mais de 10cm de distância da região implantada. A orientação é consultar um médico antes de realizar qualquer procedimento que possa prejudicar a saúde.

 

Foto Destaque: Image computadorizada destacando marca-passo. Reprodução/ Shutterstock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo