Empreender na Prática

Conheça o Cartão CNPJ MEI e os benefícios que ele oferece para a sua empresa

Mais facilidade e praticidade na hora de gerir o seu negócio: cartão CNPJ traz benefícios para quem já é ou pretende ser microempreendedor. Saiba como emitir o seu.

3 min de leitura
02 Dez 2022 - 12h00 | Atualizado em 02 Dez 2022 - 12h00

Quem trabalha como microempreendedor precisa ter o cartão CNPJ MEI. É através desse documento que você vai formalizar a sua empresa, certificando-a de acordo com as exigências da Receita Federal e demais instituições brasileiras, além disso, nele constam todas as informações do seu estabelecimento como número do CNPJ, data de abertura, razão social, nome fantasia entre outras.

Mas o que é o cartão CNPJ MEI, para que ele serve e como emiti-lo? Vem com a gente que vamos explicar tudo.

Primeiramente é importante entender o que é o cartão CNPJ MEI e ele nada mais é do que um documento que regulariza o seu empreendimento, mostrando que ele se encontra devidamente registrado nos órgãos competentes do país.

É de conhecimento público de que todas as empresas, microempresas e organizações necessitam ter o número do CNPJ para poder atuar, de acordo com a lei, no Brasil. Ele é construído por 14 dígitos e com isso você já pode solicitar o seu cartão.

Todas as informações mais importantes do seu negócio vão constar no cartão, são elas:

  • número do CNPJ;
  • razão social;
  • situação cadastral;
  • data de abertura;
  • nome fantasia da empresa;
  • situação cadastral;
  • endereço;
  • e-mail do empreendedor;
  • número de telefone;
  • valor do capital investido;
  • descrição da natureza jurídica e das atividades da MEI;

Agora que você já sabe o que é esse documento, está na hora de entender para que ele serve. O seu objetivo principal é regularizar a empresa, informando que ela está operando de forma correta e legal.

Com tudo funcionando bem, o microempreendedor pode aproveitar os diversos benefícios que esse documento oferta. A seguir veremos alguns deles.

- Empréstimos facilitados

Talvez uma das maiores vantagens em se emitir o cartão CNPJ é a facilidade para se conseguir empréstimos empresariais. Com o documento, o processo de solicitação é mais rápido e prático, uma vez que todos os dados da empresa já estão à mão de quem vai analisar o empréstimo.

Esse é uma ótima oportunidade para quem quer ampliar os negócios, fazer compras de mercadorias, melhoria de infraestrutura e equipamentos, etc.

- Compras de produtos

Por falar em compra de mercadoria, está é outra vantagem do cartão. Caso você queira fazer uma grande compra terá de apresentar o documento e comprovar a situação da sua empresa, sem ele será mais difícil adquirir os produtos e isso pode atrasar a sua produção e, consequentemente, afetar os seus lucros.


Os benefícios do cartão CNPJ podem ajudar a alavancar o seu negócio. (Reprodução/Freepik/Internet) 


- Parcelamento com os fornecedores

Outro benefício é possibilidade de parcelar as suas compras com seus fornecedores. Com cartão será possível que eles verifiquem a situação cadastral da sua empresa, se certifiquem de que ela está operando dentro da legalidade e, assim, possam parcelar a sua compra, com total segurança.

- Otimização na elaboração de contratos

O contrato é algo essencial para o funcionamento de qualquer empresa, seja para formalizar parcerias, trabalhos, vendas, etc. É praticamente impossível que um microempreendedor consiga trabalhar sem fazer um contrato, em algum momento. E esse trabalho é totalmente otimizado quando se tem o cartão CNPJ, já que todas as informações da empresa estão facilmente disponíveis.

Mas como obter esse documento?

Antes de tudo é importante ressaltar que esse processo, além de simples, é gratuito e pode ser todo feito de forma online.

Quando você abre o MEI, o seu número de CNPJ é gerado automaticamente e com ele em mãos basta entrar no site da Receita Federal (LINK); inserir o número do CNPJ da sua empresa; e clicar em “consultar”.

Feito isso você terá o Comprovante de Inscrição, nele é possível ver todas as informações ligadas ao seu CNPJ, em seguida basta clicar na opção para imprimir, que fica no canto direto da página e emitir o cartão CNPJ. Pronto! Agora é só usufruir de todos os benefícios.

Foto destaque: O cartão é essencial para regularizar a sua empresa. Reprodução/Freepik/Internet

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo