O auxiliar João Martins substituiu o técnico Abel Ferreira na partida contra o Athletico-PR, no último domingo (2), após o português ser suspenso depois de tirar o celular da mão de um jornalista da Rede Globo, no túnel de acesso aos vestiários do Mineirão, em Belo Horizonte.
Na entrevista coletiva, João Martins não poupou palavras e citou que é "ruim para o sistema" o Palmeiras levantar a taça do Campeonato Brasileiro por duas vezes seguidas. As falas do português renderam uma forte resposta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que o acusou de xenofobia e anunciou que levará o assunto até o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STDJ). Na parte da tarde desta segunda-feira (3), o setor de comunicação palmeirense emitiu uma nota rebatendo o comunicado que a entidade maior do futebol brasileiro publicou.
Braço direito de Abel Ferreira, João sempre está à frente do comando técnico do Palmeiras quando o treinador está suspenso ou doente, como aconteceu na chegada da tropa portuguesa no Brasil, quando o treinador multicampeão com o Verdão foi afastado por alguns dias após ser diagnosticado com Covid-19.
Entevista de João Martins após o empate contra o Athletico-PR. (Vídeo: Reprodução/Instagram)
João Martins é membro de uma equipe com quatro portugueses que se transferiram do Paok, da Grécia, junto com Abel Ferreira. Com ele, estão Carlos Martinho, Tiago Costa e Vítor Castanheira.
O auxiliar técnico do Verdão começou com Abel Ferreira como preparador físico ainda em Portugal e por isso é o "cabeça" que liga a equipe de campo, a Performance do Palmeiras e o Núcleo de Saúde.
Desde de 2020, quando a equipe chegou ao Palmeiras, Abel não esteve presente à beira do campo em 25 partidas. Em 21 desses jogos, João Martins foi o responsável por treinar a equipe nos 90 minutos, outras duas foram Vítor Castanheira no comando do Alviverde, e mais duas Paulo Victor Gomes, ex-treinador do sub-20.
Contando com o confronto contra o Athletico-PR, João Martins atualizou seu retrospecto com os números positivos:
• 21 partidas;
• 12 vitórias;
• 8 empates;
• 1 derrota;
• 46 gols marcados;
• 17 gols sofridos.
João Martins tem um estilo parecido com o de Abel Ferreira, os dois são enérgicos, dessa forma, o auxiliar tem uma identificação enorme com a torcida palmeirense. Em abril, durante a vitória do Palmeiras contra o Corinthians, pelo Brasileirão, ele protestou contra a arbitragem colocando um esparadrapo verde na boca, um sinal de que ele não poderia falar nada, como se estivesse sendo censurado.
O auxiliar de Abel Ferreira estará novamente no comando do Palmeiras na próxima quarta-feira (5), na partida contra o São Paulo, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, no Morumbi, às 19h.
Desta vez, Abel Ferreira não estará presente na beira do campo por ter sido expulso contra o Fortaleza, na fase anterior do torneio nacional.
Foto Destaque: João Martins causa polêmica após fala em coletiva. Reprodução/Instagram