Saúde

Conheça doença que deixa pelos na língua

Sob dieta não abrasiva à língua, permitindo que as papilas continuassem a crescer, em conjunto a falta de higiene bucal, colônia de bacteriana dá a impressão de pelos na língua.

13 Mar 2022 - 16h00 | Atualizado em 13 Mar 2022 - 16h00
Conheça doença que deixa pelos na língua Lorena Bueri

Muitas pessoas acham que escovar os dentes é útil apenas para deixar o hálito agradável e evitar cáries, mas a higiene bucal vai muito mais além. Um homem de 50 anos deu entrada no Medical Trust Hospital, na Índia, apresentando um estágio avançado de língua pilosa. O caso publicado pelo periódico científico Jama Dermatology chamou atenção devido à severidade do quadro do indiano.

Segundo o laudo médico informa, o paciente tinha uma espessa camada preta de saburra, colônia de bactérias, com partes amareladas no centro e na parte de trás da língua, fibras finas, alongadas e pretas que assemelham com pelos. Para os corajosos o link com a imagem do paciente e estará no final da matéria.

De acordo com a Academia Americana de Medicina oral nossa língua é repleta de estruturas em formato de cone, com cerca de 1 milímetro de comprimento, chamado de papilas filiformes. Essas estruturas tem a cor rosada pela estimulação e abrasão de alimentos ou higienização da língua, cresce e cai, o tempo todo. Caso as papilas não caiam por falta de abrasão, continuam crescendo. E a falta de higiene bucal favorece o acúmulo de bactérias e de queratina, proteína principal para construção de unhas e fio de cabelo.


Língua humana no microscópio. (Foto: Reprodução/ Pinterest)


Em longo prazo, num ambiente favorável para estas duas combinações se cria uma colônia de bactérias junto com restos de alimentos dando a impressão de que há pelos sobre a língua. Por mais raro que possa parecer a doença não é tão incomum assim. Cerca de 13% da população mundial sofre com esta condição.

A língua pilosa pode apresentar coloração branca, amarela, marrom, rosa e, até, verde, dependendo de hábitos do indivíduo como tabagismo, consumo excessivo de doces, chás e café. Além da aparência peluda a condição gera mau hálito e gosto metálico pela boca, mas não é dolorosa.

O paciente indiano havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) 3 meses antes a consulta médica. Segundo relatos ele vinha sendo alimentado com líquidos e purê, que não gera abrasão na língua, junto com diversos medicamentos receitados pelo médico. Hoje o indiano está sendo acompanhado por seus cuidadores e foi orientado a fazer a higiene bucal corretamente. O problema foi solucionado 20 dias depois.

Escovar os dentes e a língua após todas as refeições é a principal forma de prevenir o problema. Segue o link para post no twitter com a foto da língua do paciente indiano.

 

Foto Destaque: Higiene bucal vai além de prevenção contra cáries. Reprodução/ Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo