Esportes

Conheça as sanções impostas à Rússia no futebol

A Rússia começa a sentir as sanções também no mundo do futebol. Os ataques realizados à Ucrânia começam a gerar consequências aos atletas russos e aos jogadores estrangeiros que atuam no país.

01 Mar 2022 - 09h21 | Atualizado em 01 Mar 2022 - 09h21
Conheça as sanções impostas à Rússia no futebol Lorena Bueri

Desde que deixaram de ameaçar e de fato invadiram e atacaram a Ucrânia, os russos assumiram um alto risco perante o resto do mundo. Em meio às diversas sanções impostas pelo ocidente à Rússia, o futebol não ficaria de fora. 

A principal medida tomada pelos engravatados do futebol foi a retirada imediata da Rússia da próxima Copa do Mundo, que será no Catar ainda em 2022. Os russos ainda não haviam se classificado, mas agora não há mais chances para isso acontecer. Polônia e Rússia se enfrentariam no dia 24/03, mas o jogo não acontecerá mais. A FIFA considerou um W.O a favor da Polônia, que espera agora por Suécia ou República Tcheca na busca por uma vaga ao mundial.

A Rússia havia participado de 4 Copas do Mundo entre 6 possíveis representando o nome do país atual. Até 1990, as participações eram como União Soviética. O país tinha a chance de chegar à terceira Copa do Mundo consecutiva, após jogar no Brasil em 2014 e na própria Rússia em 2018. Sua melhor campanha foi em casa, 4 anos atrás, quando atingiu as quartas de finais.


Seleção russa posa para foto na Copa do Mundo de 2018. (Foto: Reprodução/BBC)


Outra sanção que machucou alguns atletas e pode até gerar alguns questionamentos quando à justiça, foi a exclusão do Spartak Moscou a UEFA Europa League. O clube russo havia se classificado para oitavas de final do torneio, mas todo o esforço dos jogadores foi em vão, e o sonho de buscar um título continental vai ter que ser adiado. O RB Leipzig, da Alemanha, ganha a vaga diretamente nas quartas de finais de torneio.

A final da UEFA Champions League também mudou de local. O evento, um dos mais vistos do mundo e aguardado por todo amante de futebol, será disputado em Paris, no dia 28 de maio. A final aconteceria em São Petersburgo, no Gazprom Stadium.

Gazprom que é uma das maiores empresas da Rússia no ramo de energia, e há muitos anos patrocinava o Schalke 04, tradicional clube da Alemanha, que hoje, vive uma crise jamais vista no clube. Mesmo vivendo um momento extremamente difícil, a torcida do Schalke se recusou a ter seu clube atrelado a marca russa.


Schalke retira estatal russa de sua camisa. (Foto: Reprodução/Alemanhafc)


Na Premier League, principal liga do planeta, o Manchester United teve seu contrato com Aeroflot, empresa aérea da Rússia, rescendido. No Chelsea, Roman Abramovih, bilionário russo, deixou de participar das ações do clube diariamente. Ele segue como dono dos Blues, mas estará afastado enquanto os confrontos acontecerem na Ucrânia. A decisão foi tomada por ele mesmo, já que russos estão sob o risco de terem seu dinheiro bloqueado na Terra da Rainha.

Foto Destaque: atleta russo comemora gol. Reprodução/TheNewYorkTimes

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo