Bem Estar

Conheça as frutas que fortalecem o sistema imunológico

Em tempos de pandemia, manter o corpo saudável e a imunidade estável é extrema importância. Para isso, médicos revelam quais são os benefícios que as frutas cítricas podem fazer no organismo humano.

3 min de leitura
17 Jan 2022 - 12h01 | Atualizado em 17 Jan 2022 - 12h01

Alimentos orgânicos são bastante benéficos para o organismo humano e também para aumentar a imunidade, característica que necessitamos no cenário atual. Já que com o surto da variante Ômicron do coronavírus e do vírus da Influenza H3N2, muitas pessoas estão ficando doentes e cada vez mais preocupadas.

Além das principais prevenções que devemos tomar, como ser imunizado com todas as doses da vacina, usar máscaras, evitar multidões e manter a higienização adequada, é aconselhável fortalecer o sistema imunológico. Com isso, consequentemente, fortalece seu corpo para infecções futuras e também para se recuperar rapidamente.Posto isso, ingerir frutas para imunidade é um ótimo caminho. 

Segundo a nutricionista Izabela Zago em entrevista à Terra, frutas cítricas são as que mais colaboram para manter a imunidade alta. A nutricionista diz que os alimentos ricos em vitamina C auxiliam a revigorar as defesas naturais do organismo humano, já que atacam os radicais livres. Moléculas que são bastante prejudiciais quando se encontram em excesso no corpo, dado que possibilitam o surgimento e desenvolvimento de novas doenças.


Frutas diversas. (Foto: Reprodução/Trang Doan/Pexels)


Diante disso, Izabela Zago juntamente com o médico nutrólogo, Dr. Fernando Cerqueira,  enumera quatro opções de frutas cítricas para incluir na dieta. Confira a seguir:

Acerola - Segundo a Izabela, essa fruta é uma das maiores fontes naturais de vitamina C. Ela também é rica em magnésio, fósforo, potássio, fibras, cálcio, selênio, antioxidantes e vitamina A. 

Morango - "O morango aumenta a imunidade pois tem betacaroteno, vitamina E, e é rico em vitamina C, substâncias que auxiliam na absorção de ferro dos alimentos ingeridos", relata o Dr. Cerqueira.

Laranja - Essa fruta é a mais conhecida quando se trata de vitamina C. Ademais, de acordo com a Izabela, a fruta para imunidade também é uma boa escolha para fortalecer os agentes bioativos, fitoquímicos e flavonóides. Elementos que auxiliam na defesa do corpo.

Limão -  Também conhecido por ser fonte de vitamina C. "Ele [limão] age em nosso organismo como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe, resfriados e até anemias", conclui.

Contudo, com o consumo desses alimentos, a nutricionista Izabela afirma: "Não existe uma receita milagrosa para o sistema imunológico, mas, existem ações diárias que fazem muita diferença. Para este momento, recomendo evitar dietas restritivas, consumir bastante água, apostar em alimentos ricos em vitaminas C e E, além de tomar sol diariamente nos horários recomendados [antes das 10h e depois das 16h], pois a vitamina D é um grande imunomodulador", afirma.

 

Foto destaque: Mulher comendo fruta. Reprodução/Mart Production/Pexels

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo