Bem Estar

Conheça alguns erros comuns no consumo de frutas

As frutas são fundamentais para manter um estilo de vida saudável, porém é necessário conhecer suas particularidades e os cuidados exigidos para seu melhor consumo

28 Mar 2022 - 17h09 | Atualizado em 28 Mar 2022 - 17h09
Conheça alguns erros comuns no consumo de frutas Lorena Bueri

O consumo de frutas é essencial para quem procura manter uma alimentação saudável, sendo fontes de minerais e vitaminas essenciais para o organismo do corpo humano. No entanto, elas precisam de alguns preparos e você pode estar as consumindo de maneira equivocada, mesmo sem saber. 

O indicado é utilizar produtos de higiene para limpar os alimentos, e comer frutas como maçã, pera e ameixa sem retirara casca, pois elas também contêm nutrientes. Apesar disso, os nutricionistas recomendam o consumo de frutas, mesmo que todos os cuidados não sejam seguidos.  

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa adulta deveria ingerir cerca de cinco porções de verduras, frutas e hortaliças diariamente, contudo, apenas 24% dos brasileiros demonstram ter esse costume. 


Consumo de frutas é fundamental para uma vida sudável. (Foto: Reprodução/ Freepik)


Dessa forma, se você está interessado em tornar sua alimentação mais saudável, confira alguns principais erros cometidos no consumo de frutas: 

Lavar frutas apenas com água 

Ao lavarmos o alimento apenas com água, os micro-organismos podem continuar na fruta e podendo gerar problemas intestinais caso este alimento seja consumido. 

O ideal é realizar a higienização com produtos específicos, deixando as frutas imersas em água com soluções de higiene por volta de 10 a 15 minutos. Após a lavagem e retirada da água da limpeza, molhe um pouco com água filtrada para tirar o excesso dos produtos, e em seguida, deixe a fruta secar sozinha. A utilização de pano para a secagem dos alimentos também é um erro comum. 

Triturar, bater ou peneirar o alimento 

À medida que a fruta é peneirada, triturada ou peneirada, suas fibras são perdidas no processo. As fibras são responsáveis pela sensação de saciedade, auxiliam na regulação do intestino e colaboram para o nivelamento da quantidade de glicose e colesterol. 

Cortar as frutas muito tempo antes de consumir 

O corte das frutas, realizado de maneira precoce, pode fazer com que suas fibras sejam perdidas. O corte antecipado pode gerar perda de fibras e nutrientes de frutas como laranja, caju e limão, frutas ricas em Vitamina C, além de ocasionar um escurecimento no visual de alimentos como banana, maçã e pera. 


Os devidos cuidados na ingestão das frutas são fundamentais para aproveitar todos os nutrientes do alimento. (Foto: Reprodução/ Claudia Totir/ Getty Images)


Retirar a casca 

No caso dos alimentos que podem ser consumidos com a casca, sua retirada ocasiona perda de parte do conteúdo do alimento. Na região entre a fruta e a casca encontram-se diversas vitaminas e sais minerais que são perdidas quando a casca é tirada. A casca contém muitos nutrientes, fibras e substâncias que não são encontrados na polpa da fruta. 

Frutas para emagrecer ou engordar 

O consumo de fruta não atua diretamente no emagrecimento e no processo de ganho de peso, já que elas contêm nutrientes que fornecem caloria e açúcar, e também as fibras, elementos que não mudam o peso.  

Preferir a utilização de frutas em uma refeição ao invés de um alimento rico em calorias irá te ajudar no emagrecimento, porém não é por uma ação específica da fruta. Elas, portanto, são indicadas para a alimentação de quem pretende ganhar ou perder peso. 

Consumo em excesso 

Sabemos que a maioria das coisas em excesso pode causar prejuízos, e com as frutas não é diferente. As frutas são dotadas de um açúcar chamado frutose, que se converte em carboidrato. O consumo de frutose em excesso pode ocasionar ganho de peso, além de alterar os níveis de glicose e triglicérides.  

A quantidade diária de frutas recomendada pode mudar de acordo com a faixa etária, nível de atividade física, mas geralmente varia de três a cinco frutas.  

Frutas e problema de saúde 

Em casos de pessoas com alguns tipos de doença, o consumo da fruta pode ser diferente. Para um diabético, por exemplo, o ideal é evitar o consumo de frutas com maior nível de frutose, como manga, melancia e uva, além de dividir o consumo ao longo do dia, afim de reduzir a velocidade de absorção da frutose. O consumo excessivo de sucos de fruta também não é recomendado. 

Para indivíduos com gastrite, é importante evitar alimentos como limão, maracujá e abacaxi, visto que essas frutas apresentam maior nível de acidez. Para quem sofre de insuficiência renal, deve-se controlar o consumo de frutas ricas em potássio, como laranja, melão e banana. 

As informações são das especialistas: Ana Luísa Kremer Faller, professora de nutrição e dietética da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Michelle Galindo, coordenadora do curso de nutrição da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco); Claudia Cozer, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês. 

 

Foto destaque: Mulher comendo uma melancia. Reprodução/ SurfUpVector/ iStock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo