Saúde

Conheça algumas dicas de como melhorar o humor

Elevar os níveis de felicidade pode parecer uma grande tarefa – mas, às vezes, simples atividades ou atitudes básicas podem ter um impacto profundamente positivo no humor e na saúde

13 Jul 2022 - 14h50 | Atualizado em 13 Jul 2022 - 14h50
Conheça algumas dicas de como melhorar o humor Lorena Bueri

Nem sempre é fácil saber o que fazer para se sentir mais feliz, especialmente quando está se sentindo para baixo por um tempo. Caso esteja procurando por um impulso de humor rápido ou planejando programar hábitos positivos, qualquer um pode se beneficiar de tentar algumas formas confirmadas pela ciência para aumentar a felicidade.

O conceito de felicidade pode ser diferente para cada um. Para uma pessoa, talvez seja estar em paz com quem ela é, ou ter uma rede segura de amigos que a aceitam incondicionalmente; para outra, a liberdade de perseguir os seus sonhos mais profundos.

Independentemente da versão da verdadeira felicidade, viver uma vida mais feliz e mais satisfeita está ao alcance de todos. Alguns ajustes nos hábitos regulares podem ajudar a chegar lá. Caso a pessoa já tenha tentado eliminar um mau costume, ela sabe muito bem como eles estão enraizados.

Algumas atitudes podem auxiliar na manutenção e crescente da felicidade. São elas:

  • Gerenciar os níveis de estresse: caso se sinta muito estressada, é importante que a pessoa encontre maneiras de reduzi-lo, como aprender algumas técnicas de gerenciamento de tempo. Introduzir exercícios regulares e tomar o controle do próprio tempo dessa maneira pode efetivamente reduzir o estresse.
  • Se divertir: fazer coisas que gosta é bom para o bem-estar emocional. Atividades simples como assistir esportes com um amigo, tomar um banho ou se encontrar com amigos para tomar um café podem melhorar o dia. Fazer algo em que é bom, como cozinhar ou dançar, é uma boa maneira de se divertir e ter um senso de realização.
  • Elevar a autoestima: a autoestima é o que a pessoa sente sobre si mesma. A melhor maneira de melhorá-la é tratar a si mesma como trataria um amigo valioso, de uma forma positiva, mas honesta, observando quando está se colocando para baixo.

Atividade física ajuda a melhorar o humor. (Foto: Reprodução/HMG)


  • Ter um estilo de vida saudável como:
  1. Limitar a ingestão de bebida alcoólica – quando os tempos são difíceis, afinal é tentador beber álcool porque "entorpece" os sentimentos dolorosos. No entanto, pode superdimensionar algumas sensações e fazer com que a pessoa se sinta irritada ou agressiva, ou até mesmo deprimida.
  2. Escolher uma dieta bem equilibrada – fazer escolhas saudáveis sobre a dieta pode fazer com que se sinta emocionalmente mais forte. Uma boa dieta também ajuda o cérebro e o corpo a trabalhar de forma eficiente. É importante ter uma alimentação equilibrada que inclua todos os principais grupos alimentares.
  3. Fazer algum exercício – mesmo exercícios moderados liberam substâncias químicas no cérebro que elevam o humor. Isso pode auxiliar a dormir melhor, ter mais energia e manter o coração saudável. Uma boa dica é escolher um exercício de que goste e, caso ajude, fazê-lo com um amigo ou ouvindo música.
  4. Dormir o suficiente – cerca de sete a oito horas é a quantidade média de sono que um adulto precisa para que seu corpo e mente descansem completamente. Escrever uma lista "para fazer" para o dia seguinte antes de dormir pode organizar os pensamentos e limpar a mente de quaisquer distrações.
  5. Falar e compartilhar – a comunicação é importante, seja com um amigo, membro da família ou conselheiro. Falar sobre as coisas ajuda a liberar a tensão, em vez de mantê-la dentro. Ela ajuda a fortalecer os relacionamentos e se conectar com as pessoas. Auxílio médico pode ser extremamente valioso, como um terapeuta ou profissional de saúde.

Foto destaque: Ilustração de emojis de felicidade. Reprodução/TRNP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo