Beleza

Conheça a versatilidade do ácido hialurônico

Graças a sua alta capacidade de hidratação, o ácido hialurônico está entre os ativos mais utilizados no segmento de beleza. Versátil, o ativo garante presença tanto em produtos de cuidados com a pele quanto em clínicas de estética.

10 Fev 2022 - 13h01 | Atualizado em 10 Fev 2022 - 13h01
Conheça a versatilidade do ácido hialurônico  Lorena Bueri

Não há dúvidas de que o ácido hialurônico está entre os ativos mais populares da atualidade quando estamos falando de dermocosméticos e não é à toa. A substância é versátil, com alta capacidade de hidratação e propriedades que auxiliam na prevenção de rugas e linhas de expressão finas. Conheça os usos do ingrediente:


Ácido hialurônico (Foto: Reprodução/ Anna Efetova/ Getty Images) 


Dermocosméticos 

A produção natural do ácido hialurônico tende a retardar o envelhecimento, combatendo o ressecamento da pele e o surgimento dos indesejados sinais da idade, como flacidez e rugas. Entretanto, à medida que os anos passam, deixamos de produzir a substância e, por isso, é importante investir em cosméticos com ácido hialurônico na fórmula para assim repor aquilo que foi perdido. Aposte em dermocosméticos que apresentem o ácido hialurônico em versões com baixo peso molecular, assim ele será capaz de penetrar nas camadas mais profundas da pele.

Cavidade oral

O uso do ácido hialurônico na odontologia vem ganhando cada vez mais atenção. Ao ser incorporado na fórmula de enxaguantes bucais, por exemplo, a substância atua na regeneração do tecido e na cicatrização de ferimentos. Isso torna o ativo especialmente útil para o pós-operatório de pacientes, pois contribui para a redução do período de recuperação. 

Injetável

Nas clínicas de procedimentos estéticos, o ácido hialurônico é um queridinho, pois ele é um verdadeiro aliado da beleza se aplicado de forma injetável. Quando modificada em um processo que se chama cross-link, a substância se torna mais resistente à ação de enzimas pré-existentes em nosso organismo. Essa molécula então pode ser usada em procedimentos de preenchimento, conferindo tanto volume quanto sustentação para o tecido.

Também é possível utilizar o ácido hialurônico sem o cross-link. Dessa maneira, o ativo fica ser o poder de conceder volume, mas atrai água ao ser injetado sob a pele, o que resulta em uma poderosa hidratação que ocorre de dentro para fora. Além disso, essa alternativa para o uso do ácido hialurônico faz com que células denominadas fibroblastos fabriquem  mais colágeno. 

 

Foto destaque: Mulher aplicando ácido hialurônico. Reprodução/ Artem Varnitsin / EyeEm/ Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo