Saúde

Conheça a origem e os benefícios do azeite de oliva

O alimento típico da dieta mediterrânea é dos mais saudáveis que existem. Confira mais a fundo as propriedades do azeite extra virgem e as pesquisas que avaliam seu consumo

02 Mai 2022 - 16h41 | Atualizado em 02 Mai 2022 - 16h41
Conheça a origem e os benefícios do azeite de oliva Lorena Bueri

Conhecido por seu sabor rico, versatilidade e benefícios para a saúde, o azeite extra virgem é um excelente ingrediente para manter em seu armário de cozinha.

Não só é fácil de usar para assar, fritar, assar ou refogar, mas também é cheio de antioxidantes e gorduras saudáveis para o coração.

O azeite extra virgem é um tipo de azeite que foi extraído das azeitonas, os frutos da oliveira. No processo de produção, as azeitonas podem ser prensadas para extrair seu óleo, mas os métodos modernos envolvem esmagar as azeitonas, misturá-las e, em seguida, separar o óleo da polpa em uma centrífuga.

Após a centrifugação, permanecem pequenas quantidades de óleo. O óleo restante pode ser extraído com solventes químicos e é conhecido como óleo de bagaço de azeitona.


Frascos de azeite de oliva. (Foto/Reprodução/Fundación Del Corazón)


O azeite extra virgem é a variedade menos transformada e é frequentemente considerado o tipo de azeite mais saudável. É extraído usando métodos naturais e padronizado para pureza e certas qualidades sensoriais, como sabor e cheiro.

Além do seu sabor e aroma únicos, o azeite extra virgem é rico em antioxidantes para combater doenças e tem sido associado a uma ampla gama de potenciais benefícios para a saúde. É rico em gorduras saudáveis para o coração, juntamente com vitaminas E e K.

Além disso, o azeite extra virgem é uma grande fonte de antioxidantes, que são compostos que ajudam a combater a inflamação e doenças crônicas.

Os principais antioxidantes do óleo incluem o oleocantal anti-inflamatório, bem como a oleuropeia, uma substância que protege o colesterol LDL (ruim) da oxidação.

É um alimento que pode ser incluído numa dieta para perda de peso, uma vez que contém gorduras saudáveis. No entanto, há que consumi-lo sempre com moderação, pois a sua ingestão excessiva pode ter um efeito laxante.

Claro que, se a ideia é melhorar a dieta e perder peso de forma saudável, é importante recorrer a um nutricionista ou endócrino para dizer o que é mais adequado para cada caso. A melhora da resposta imune, o controle da pressão arterial e a hidratação da pele também estão entre os diversos benefícios de saúde proporcionados por esse tipo de azeite.

No âmbito popular, uma massagem com um pouco desse óleo pode ajudar a aliviar a dor e inchaço de uma parte localizada do corpo. No entanto, para obter esse benefício, seria necessário consumir azeite numa dieta saudável e, naturalmente, no quadro de um estilo de vida ativo.

Foto destaque: Azeite de oliva. (Reprodução/Bigstock)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo