Moda

Conheça a marca que faz roupas e acessórios a partir de guarda-chuvas

A marca sustentável nasceu na cidade de Petrópolis, e foi idealizada por uma estudante de design de moda, durante um trabalho da faculdade. As peças são únicas e exclusivas e podem ser usadas por qualquer gênero

31 Mar 2022 - 08h45 | Atualizado em 31 Mar 2022 - 08h45
Conheça a marca que faz roupas e acessórios a partir de guarda-chuvas Lorena Bueri

Relevo é o nome da marca que possui a proposta sustentável de criar roupas e acessórios a partir de guarda-chuvas. Criada por Juliana Pinto, em 2017, quando ela cursava a faculdade de design de moda em Petrópolis, a marca surgiu a partir de um trabalho da universidade, onde os alunos tiveram que desenvolver uma marca sustentável inspirada na cidade. 

“A minha mãe falou que tinham guarda-chuvas que a vizinha deixou para ela fazer umas bolsas. Foi aí que pensei: ‘Posso fazer alguma coisa com esse material’, porque aqui em Petrópolis chove muito. E também era uma necessidade, porque parece que guarda-chuva é feito para quebrar e sempre vemos nas ruas, poluindo o ambiente”, conta Juliana em entrevista à revista Capricho. 


Modelo usando corta-vento da marca (Reprodução/Instagram)


Após fazer sua primeira peça para a marca transformando um guarda-chuva em um corta-vento, a designer começou a fazer suas vendas apenas um ano depois, em uma feira da cidade: “Decidi que iria levar a marca para uma feira da cidade em um final de semana, para sentir o movimento e confirmar se haveria uma aceitação do público. Tive 15 dias e consegui fazer 15 casacos. Chegando lá, no sábado, já esgotou tudo. Percebi que as pessoas gostaram tanto da sustentabilidade como do estilo das peças”, explica. 

A dona da Relevo conta que zela pela representatividade em sua marca: “Sempre quis representar as pessoas que estão ao meu redor. Sempre tento representar pessoas pretas nos editoriais que a gente faz, mulheres de todos os tipos, para ter realmente uma identificação.”


Modelos usando peças da Relevo (Reprodução/Instagram)


Juliana ainda revela receber muitos elogios sobre as peças: “A primeira vista, a pessoa não acredita que aquilo é feito de guarda-chuva. Depois que a gente conversa e ela entende, ela não acredita que isso possa ser feito e ser tão confortável e tão usável assim. Não incomoda, não pinica, nada. Recebemos muitos elogios do acabamento, porque às vezes a pessoa pensa que só tiramos o tecido do guarda-chuva, colocamos um zíper e pronto. Não, é todo um trabalho, toda uma qualidade que a gente quer mostrar no produto.”


Corta-vento da marca feito com guarda-chuva (Reprodução/Instagram)


Sobre a criação dos produtos da Relevo, nome inspirado na própria cidade de Petrópolis e seu solo, a designer explica que precisa de um sócio-investidor para ajudar na marca e conta como consegue a matéria prima para as peças: “Esse trabalho específico é praticamente artesanal, por isso é difícil de encontrar mão de obra para ele. No momento, estamos com uma costureira, mas buscamos outras para aumentar a equipe e a produção…Temos alguns pontos de coleta de guarda-chuva na cidade e temos os nossos apoiadores de cooperativas de reciclagem que guardam os guarda-chuvas pra gente”, conclui.

As peças disponíveis no site da marca são para todos os gêneros e variam de R$ 59,90 (buckets) até R$ 209,90 (jaquetas), e todas as estampas são únicas e exclusivas. No e-commerce também é possível encontrar bolsas baguette, camisetas, mochilas e pochetes. 

Foto destaque: Modelo usando bucket e corta-vento da Relevo. Reprodução/Instagram.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo