Moda

Conheça a história do relógio da Cartier que revolucionou a moda e ganhou novo modelo

O novo herdeiro do atemporal relógio Tank traz as raízes da sofisticação e estilo francês em sua história de fascínio e uma capacidade única de se reinventar durante o tempo.

15 Mar 2023 - 14h00 | Atualizado em 15 Mar 2023 - 14h00
Conheça a história do relógio da Cartier que revolucionou a moda e ganhou novo modelo Lorena Bueri

Inicialmente lançado em 1996 como parte da família de relógio Tank, seu design foi inspirado em tanques da Primeira Guerra Mundial. Louis Cartier, neto de Louis-François Cartier, fundador da Maison em 1847, fazia parte do exército francês e se inspirou nas máquinas bélicas para criar o modelo de relógio. Naquela época, os franceses estavam em grandes fascínios por novas tecnologias de guerra. Porém, um dos principais motores do sucesso foi uma ousadia gramatical.

Naqueles tempos, relógio de pulso menores eram associados a moda feminina, e para reverter a imagem do relógio à aceitação, ao invés de chamar o item de La Tank, seguindo a palavra feminina “montre” (relógio de pulso, em francês), Louis Cartier batizou o acessório de Le Tank, trazendo a aura masculina e convidativa para os homens, que preferiam os relógios de bolso maiores.


O Tank Cartier original, em 1917 (Foto:Divulgação:Reprodução/Cartier Official)


Cartier encontrou figuras de estilo que transformaram o item recém-lançado, em um acessório de desejo da sociedade, um deles teria sido o herói de guerra e general americano Jhon Black Jack Pershing, o comandante da Força Expedicionária Americana no Fronte Oeste.

Durante décadas, o relógio Tank se tornou item de desejo e apreciação entre grandes nomes das sociedades internacionais como Rudolph Valentino, Fred Astaire, George Clooney e Rami Malek, que dividiu a paixão pelo relógio com Catherine Deneuve, onde estrelaram juntos a campanha mais recente da Cartier na década dos anos 30. Décadas mais tarde, o pintor Andy Warhorl usou a frase “Eu não uso um Tank para ver as horas... uso um porquê é o relógio para se usar!”, trazendo ainda mais visibilidade ao acessório que já tinha uma enorme fama entre os grandes nomes da sociedade.



O acessório se tornou naturalmente um ícone feminino usado pela Duquesa de Windsor, Wallis Simpson, que possuía uma versão do Tank para combinar com a do seu marido. A primeira-dama Jackie Kennedy Onassis se tornou fã do acessório e era bastante vista usando o modelo. A Princesa Diana, que tinha o Tank como o modelo favorito, e Elizabeth Taylor, que além de possuir uma coleção do relógio, era famosa em presentear seus muitos namorados e maridos com o modelo do relógio da marca.

Depois de um centenário, o acessório é um desejo de consumo de muitos. Ano após ano, clientes e fãs da alta-joalheria contam os dias para descobrir as novidades das grandes maisons de luxo na moda, e para alegria de muitos, esse ano, a Cartier trouxe uma nova abordagem estética e ergonômica para o novo Tank Française, que captura a forma radical do relógio, simplificando as suas linhas essenciais e tirando-as de todo o embelezamento para  voltar à origem do acessório.


Cartier Tank (Reprodução/Cartier Official)



Cartier Tank (Reprodução/Cartier Official)


Mostrando que o Cartier Tank possui capacidade única de se reinventar e aguentar o teste do tempo, devido à inteligência do seu design, a Maison apresentou os novos modelos em aço ou ouro amarelo, tendo a opção de composições em diamantes, ou não. Em sua mais nova versão, trouxe o desafio técnico de simplificar a construção monobloco, onde a caixa e a pulseira se tornaram uma só. O lançamento reforça a elegância atemporal do modelo, e todos os códigos estéticos e sua arte particular de ser sempre atual.

FotoDestaque: Tank Française 2023: Reprodução/Divulgação/Cartier Official

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo