Saúde

Conheça a dieta que alivia a depressão

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, evidenciou que alimentação mediterrânea saudável é capaz de reduzir os sintomas da doença em homens jovens.

11 Mai 2022 - 09h56 | Atualizado em 11 Mai 2022 - 09h56
Conheça a dieta que alivia a depressão Lorena Bueri

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, conduziram por 12 semanas um estudo de controle randomizado e evidenciaram que homens jovens conseguiram melhoras significativas de sintomas de depressão ao mudarem seus hábitos alimentares, mudando para uma dieta mediterrânea saudável. 

Jessica Bayes, principal autora da pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, disse: “Ficamos surpresos com a disposição dos jovens em adotar uma nova dieta […] Aqueles atribuídos à dieta mediterrânea foram capazes de mudar significamente suas dietas originais, sob a orientação de um nutricionista, em um curto período de tempo”

A pesquisadora, e candidata a doutorado na Faculdade de Saúde da UTS, diz que o estudo foi o primeiro ensaio clínico randomizado a avaliar o impacto de uma dieta mediterrânea nos sintomas de depressão, condição de saúde mental comum que afeta aproximadamente 1 milhão de australianos por ano, em homens jovens, de 18 a 25 anos. Ela afirma: “É um fator de risco significativo para o suicídio, a principal causa de morte em adultos jovens”.


Alimentos da dieta mediterrânea. (Foto: Reprodução/E+ Estadão)


O estudo em questão contribui para o campo emergente da psiquiatria nutricional, focado em explorar o efeito que nutrientes, alimentos e padrões alimentares específicos podem ter na saúde mental. A dieta utilizada pelos pesquisadores era rica em vegetais coloridos, leguminosas e grãos integrais, peixes oleosos, azeite de oliva e também nozes cruas sem sal. Jessica afirma: “Isso sugere que médicos e psicólogos devem considerar o encaminhamento de jovens deprimidos a um nutricionista, como um componente importante do tratamento da depressão clínica”. A mesma acrescenta que o foco principal da pesquisa era aumentar a qualidade da dieta com alimentos integrais frescos, reduzindo a ingestão de alimentos “rápidos”, açúcar e carne vermelha processada. 

“Há muitas razões pelas quais cientificamente pensamos que a comida afeta o humor”, afirma Jessica. Por exemplo, cerca de 90% da serotonina, substância química que ajuda o indivíduo a sentir-se feliz  é produzida no intestino por micróbios intestinais e há evidências de que estes podem se comunicar com o cérebro através do nervo vago, no que é chamado de eixo intestino-cérebro. A especialista diz: “Para ter micróbios benéficos, precisamos alimentá-los com fibras, encontradas em legumes, frutas e vegetais”.  

Jessica finaliza com: “Quase todos os nossos participantes permaneceram no programa, e muitos estavam ansiosos para continuar a dieta assim que o estudo terminou, o que mostra o quão eficaz foi essa intervenção”. Cerca de 30% dos pacientes deprimidos não respondem adequadamente aos tratamentos padrões para transtornos depressivos, como por exemplo a terapia cognitivo-comportamental e medicamentos antidepressivos. 

Foto Destaque: Alguns alimentos que compõem a dieta da proposta pela pesquisa. Reprodução/Casa e Jardim - Globo.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo