Esportes

Conheça a bola oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023: Oceaunz

Nas cores azul, preto e verde, o modelo é inspirado nas características naturais e culturais da Austrália e Nova Zelândia, países-sede da competição mais importante do futebol feminino.

24 Jan 2023 - 18h55 | Atualizado em 24 Jan 2023 - 18h55
Conheça a bola oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023: Oceaunz Lorena Bueri

Tá chegando a hora! Nesta terça-feira (24), a Copa do Mundo Feminino de 2023 ganhou bola oficial. Divulgada pela Fifa, em parceria com a fabricante Adidas, a bola, batizada de Oceaunz, traz referências paisagísticas dos países anfitriões, Austrália e Nova Zelândia. O design foi elaborado pelas artistas Chern’ee Sutton, aborígene (povo nativo da Austrália), e Fiona Collins, maori (povo nativo da Nova Zelândia).

Desenhada nos tons azuis, preto e verde, a já querida Oceaunz brinca com os visuais das montanhas neozelandesas e dos mares australianos. O nome é uma junção das siglas do continente (OCE) e dos países (AU e NZ). Em vídeo promocional, a bola é apresentada sendo carregada em um helicóptero pelos céus de Sydney, até ser posicionada próximo a um campo de futebol, na Bondi Beach.


Divulgação oficial da Oceaunz (Vídeo: Reprodução/Twitter da Copa do Mundo Fifa)


“A Adidas criou a bola para a Copa do Mundo Feminina da Fifa que reflete a diversidade, inclusão e união, para o primeiro Mundial Feminino a ser organizado em dois países. Esta edição do torneio será especial e as ricas culturas da Austrália e da Nova Zelândia, como evocadas em Oceaunz.” — declarou a secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, sobre a nona bola produzida de forma consecutiva pela Adidas para o torneio.

A Oceaunz apresenta a mesma tecnologia da Al Rihla, bola utilizada na Copa do Mundo Masculina de 2022. O sistema “Connected Ball Technology” fornece dados precisos que serão enviados instantaneamente para a sala do VAR, auxiliando em demandas como o impedimento semiautomático.

A Copa do Mundo Feminina de 2023 começa no dia 20 de julho, em partida entre Nova Zelândia e Noruega. A final está agendada para um mês depois, dia 20 de agosto. O Brasil está no grupo F, juntamente com França, Jamaica e um adversário a ser definido em playoff. Participam da repescagem: Paraguai Taiwan, Papua Nova Guiné e Panamá.

 

Foto destaque: Oceaunz, a bola oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023. Reprodução/Fifa

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo