Notícias

Conheça Kevin McCarthy, o novo presidente da Câmara dos Estados Unidos

Com uma diferença de 4 votos, o representante do partido republicano, Kevin McCarthy, foi eleito presidente da Câmara dos Estados Unidos. Sua proximidade com Trump e sua política moderada dividiram votos durante a eleição.

07 Jan 2023 - 19h30 | Atualizado em 07 Jan 2023 - 19h30
Conheça Kevin McCarthy, o novo presidente da Câmara dos Estados Unidos Lorena Bueri

Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara dos Estados Unidos neste sábado (7). A eleição é tanto um avanço de McCarthy em seu próprio partido, quanto uma vitória para o partido republicano na Câmara.

McCarthy ganhou com 216 votos conta 212 do democrata Hakeem Jeffries.

O resultado não chegou fácil para McCarthy, que teve que enfrentar a disputa mais longa em 164 anos pelo cargo. Seu maior impasse foi com um grupo de conservadores, que o levaram a ter diversas conversas e promessas, até que um número significativo deste grupo se abastece e McCarthy fosse eleito na 15º de votação.

McCarthy entrou para o Congresso pela primeira em 2006, sendo um dos representantes da Califórnia desde então.

Em 2014, ele assumiu o posto de líder do partido Republicano na Câmera, era esperado que ele tentasse a eleição para presidente da Câmara no ano seguinte, mas problemas pessoais relacionados a infidelidade conjugal fizeram com que McCarthy abrisse mão da eleição.


McCarthy voltou a ser um grande nome no partido republicano quando conseguiu manter um bom relacionamento com Trump. Jabin Botsford/The Washington Post


Seu nome voltou a ficar forte ao conseguir manter um bom relacionamento com o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Porém, mesmo com o bom relacionamento, a política de McCarthy difere da do ex-presidente, sendo considerado um político menos radical e mais moderado.

McCarthy chegou a criticar a invasão ao Capitólio de 6 de janeiro de 2021, feita pelos apoiadores de Trump inconformados com a derrota na eleição.

Foi na sua política que McCarthy obteve dificuldade na sua eleição. Enquanto a sua aproximação com o ex-presidente Trump afastava alguns votos, a sua política moderada era vista com más olhares para os mais conversadores, que o acusavam de ser moderado demais para liderar o partido republicano.

Para conseguir ser eleito, McCarthy reduziu de cinco para um o número de membros necessários para abrir um processo de destituição do seu cargo. Assim como demonstrou o desejo de indicar mais políticos conservadores para a Comissão de Regras da Câmara.

 

Foto em destaque: Kevin McCarthy se torna presidente da Câmara dos Estados Unidos. Reprodução/Reuters 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo