Notícias

Conheça Gustavo Saldanha: Brasileiro de 8 anos está entre as pessoas mais inteligentes do mundo

Com apenas 8 anos de idade, o menino ultrapassa o recorde que antes pertencia à Laura Buchele, de 9 anos, e se torna o brasileiro mais novo a fazer parte da Mensa — sociedade de alto QI do mundo

3 min de leitura
17 Nov 2021 - 18h00 | Atulizado em 17 Nov 2021 - 18h00

Com um QI de 140, o paulistano Gustavo Arias Saldanha, de apenas 8 anos de idade, compõe a lista das pessoas mais inteligentes do mundo. Apesar da pouca idade, o menino prodígio é atualmente o membro brasileiro mais novo da Mensa, a associação internacional de pessoas de alto Quoeficiente de Inteligência (QI). O Quoeficiente de inteligência ou QI é uma escala que ajuda a avaliar, a habilidade de diferentes pessoas em áreas do pensamento, como matemática básica, raciocínio ou lógica, por exemplo.


Com apenas 8 anos, Gustavo Saldanha recebeu bolsa de uma universidade nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)


Vale lembrar que acerca do QI, a média mundial é 100) e Gustavo é o segundo brasileiro a fazer parte do clubinho de gênios que já possuía Laura Buchele, de 9 anos, como membro com 139 de quociente de inteligência. Amante da banda de rock britânica, Beatles, o garoto é apaixonado por música e toca sete instrumentos, entre eles, guitarra, baixo, violão, ukulele, bateria, teclado e outros instrumentos, além de saber cantar e compor.

Mas não pára por aí. Sua genialidade também se aplica à área de tecnologia. Gustavo também é fera quando o assunto é computação. Ele apresenta uma enorme facilidade para mexer em sistemas operacionais. Os dias do menino eram dominados pela Banda Liverpool. E um dos seus lazeres era participar das apresentações de conjuntos covers da banda.

 

https://lorena.r7.com/post/Leia-integrante-brasileira-do-Blackswan-esta-sofrendo-bullying-de-colegas-de-grupo

https://lorena.r7.com/post/Pamela-Rosa-se-consagra-bicampea-mundial-de-Skate-Street

https://lorena.r7.com/post/Apos-acordo-James-Blunt-recebera-20-da-autoria-de-Coracao-Cachorro


No início da pandemia da Covid-19,  os shows foram interrompidos, e o grupo tiver que cancelar as apresentações presenciais. O que inicialmente se tornaria um tédio para ele, passou a ser uma oportunidade de descobrir uma nova paixão: a tecnologia. Luciane Saldanha, mãe de Gustavo contou para a revista Crescer que sempre identificou características que chamavam atenção em seu filho. “Ele não se distraia fácil, não tinha os mesmos interesses dos outros bebês”.

Apesar de algumas possíveis evidências, ela disse que nunca desconfiou que o pequeno teria uma inteligência acima de outras pessoas. “A gente só percebia que ele era mais inquieto e curioso. Na brinquedoteca, queria mexer na TV ou no interfone. Tinha interesses diferentes, mas nada que, para a família, fosse sinal de inteligência superior”, explicou a mãe. Ela conta que quando bebê, Gustavo só pronunciou as primeiras palavras quase aos 3 anos de idade.


Em 2018, aos 5 anos, Gustavo aprendeu a cantar cinco músicas dos Beatles para a apresentação do Dia das Mães na escola. Foi aí que seu desempenho começou a chamar atenção (Foto: Reprodução/Twitter)


Fabiano de Abreu, neurocientista e membro do “clube de gênios”, explicou um dos motivos científicos que torna Gustavo um garoto prodígio: “O córtex dele é mais desenvolvido. Os neurônios são maiores e consequentemente as sinapses são mais duradouras, em comparação com pessoas comuns. Indivíduos que apresentam essas características cerebrais conseguem, por exemplo, memorizar mais facilmente as coisas. Além de ter uma personalidade mais curiosa, sempre tentando entender a origem de tudo”, disse o neurocientista.

 

Foto Destaque: Gustavo Saldanha. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário