Saúde

Confira três maneiras naturais para controlar a Hipertensão

Uma das formas mais eficazes de reduzir a pressão arterial é adotar hábitos saudáveis, pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde indica aumento de 3,7% da condição em adultos nos últimos 15 anos.

01 Jun 2023 - 12h20 | Atualizado em 01 Jun 2023 - 12h20
Confira três maneiras naturais para controlar a Hipertensão Lorena Bueri

A pressão arterial elevada, ou hipertensão, é uma condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo o Ministério da Saúde, uma pesquisa apontou que o número de adultos com hipertensão, aumentou 3,7% nos últimos 15 anos, no Brasil.

Embora o uso de medicamentos seja uma opção viável para controlar a pressão arterial, muitas pessoas buscam alternativas naturais para manter seus níveis sob controle. Felizmente, existem várias maneiras de baixar a pressão arterial naturalmente, sem a necessidade de medicamentos, mas claro, é recomendado o acompanhamento de um profissional especializado para avaliar cada caso. 


Exercícios físicos ajudam a controlar a pressão arterial (Foto: Reprodução/Freepik)


Confira abaixo três maneiras naturais para controlar a Hipertensão:

Cuidados com alimentação

Reduza o consumo de sal: o sódio presente no sal pode elevar a pressão arterial. Portanto, evite alimentos processados, enlatados e fast food, que geralmente contêm altos níveis de sal. Opte por temperos naturais e ervas aromáticas para dar sabor às suas refeições.

Aumente o consumo de frutas e vegetais: eles são ricos em nutrientes e fibras, que ajudam a controlar a pressão arterial. Priorize frutas e vegetais frescos, de preferência orgânicos, e inclua-os em todas as suas refeições.

Aposte em alimentos ricos em potássio e ômega-3: os minerais têm efeitos positivos  na pressão arterial. Bananas, batatas, espinafre, abacates, melancias, peixes são algumas opções excelentes para incluir na sua dieta.

 

Evite o sedentarismo

A atividade física regular é um componente crucial para manter a pressão arterial sob controle: exercitar-se regularmente fortalece o coração, melhora a circulação sanguínea e ajuda a manter um peso saudável. 

Aeróbicos: caminhada, corrida, natação e ciclismo são exemplos de exercícios aeróbicos que ajudam a reduzir a pressão arterial. Tente praticar pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica moderadamente na maioria dos dias da semana.

Treinamento de força: exercícios de fortalecimento muscular, como levantamento de peso e ioga, também podem ser benéficos para a pressão arterial. Consulte um profissional de educação física para obter um programa personalizado que atenda às suas necessidades.

 

Cuidados com a mente

Gerenciamento do estresse: o estresse emocional pode contribuir para o aumento da pressão arterial. Portanto, encontrar maneiras de gerenciar o estresse em sua vida diária é essencial para controlar a hipertensão. 

Práticas de relaxamento: Meditação, técnicas de exercícios físicos profundos, ioga e tai chi são algumas práticas que podem ajudar a reduzir o estresse e a pressão arterial.

Tempo para descanso: reserve um tempo para fazer as atividades que você gosta, como ler um livro, ouvir música, passear ao ar livre ou desfrutar de um banho relaxante. Essas atividades podem ajudar a aliviar o estresse acumulado ao longo do dia.

 

Foto destaque: médica medindo a pressão de paciente. Reprodução/ Freepik. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo