Tech

Confira países que baniram ou restringiram o aplicativo Telegram

O aplicativo Telegram foi suspenso em todo o Brasil após uma decisão judicial. O aplicativo de mensagens está suspenso porque a empresa não cumpriu totalmente a ordem judicial

28 Abr 2023 - 08h50 | Atualizado em 28 Abr 2023 - 08h50
Confira países que baniram ou restringiram o aplicativo Telegram Lorena Bueri

O aplicativo “Telegram” foi suspenso em todo Brasil, após uma decisão judicial do Espírito Santo, aceitar o pedido da Polícia Federal, que está investigando ataques nas escolas.

Nesta quarta-feira, (26), o aplicativo de mensagens começou a ficar fora do ar em todo Brasil. A decisão de suspender o uso do aplicativo, é devido que a empresa não cumpriu totalmente a ordem judicial, que fornece dados de participantes de grupos que contém conteúdo neonazista.


Brasil suspendeu o uso do aplicativo após uma decisão judicial (Foto: Getty Images)


A Polícia Federal solicitou que o Telegram enviasse informações sobre integrantes e administradores de dois grupos que promoveram o antissemitismo. Com esses dados, as investigações sobre os ataques as escolas, a Polícia Federal continuará investigando sobre um ataque que ocorreu no final do ano passado por um adolescente de 16 anos, na cidade capixaba de “Aracruz”.

Após essa suspensão do aplicativo, o Telegram terá que pagar uma multa no valor de R$1 milhão para cada dia de atraso, nas entregas de informações. A decisão foi tomada pelo juiz “Wellington Lopes da Silva”, da justiça Federal do Espírito Santo. O juiz está em respaldo na lei que criou o “Marco Civil da Internet”, que prevê a possibilidade, da suspensão dos aplicativos, em casos urgentes, quando se há algum risco ou algum dano iminente para as pessoas ou a população. A medida tomada, é para forçar que as empresas dos aplicativos colaborem com as autoridades em casos graves.

Mesmo com a suspensão do aplicativo, algumas pessoas disseram que a decisão foi autoritária, ou seja, uma “censura”. Mas o Brasil, não é o único país que restringiu o aplicativo. Na Alemanha, já houve ameaças de banir de vez o Telegram, caso estivesse sendo usado para propagar discurso de ódio por extremistas.

A ”BBC News Brasil”, entrou em contato com a assessoria de imprensa do Telegram, mas não teve resposta, mas deixou uma resposta “padrão”, dizendo que a empresa está “comprometida, para proteger a privacidade dos usuários e diretos humanos, com a liberdade de expressão e manifestação”.

Veja alguns países que tiveram suspensão do Telegram:

Alemanha: Em 2022, o governo ameaçou banir o aplicativo se ele não cumprisse as regras locais para excluir mensagens que continham ameaças de morte ou discurso de ódio. Um grupo do Telegram, havia compartilhado várias ameaças ao governador do estado de “Saxônia”, após ele coordenar trabalhos para conter os protestos nas ruas contra a vacina da covid-19.

Noruega: Em março de 2023, a justiça da Noruega emitiu um comunicado, orientando que os seus funcionários públicos deletassem o aplicativo de seus celulares, o aplicativo “TikTok”, também foi suspenso no país. Segundo a ministra ”Emili Enger Mehl”, fala sobre o risco de espionagem russa e chinesa.

Rússia, China, Irã e Belarus: Os países, entraram com medidas para banir o aplicativo. Após que o Telegram foi utilizado para organizar manifestações. A assessoria de imprensa do Telegram, disse que teve um papel proeminente e pró- democrático no mundo todo, incluindo os países: “Irã, Rússia, Belarus, Mianmar e Hong Kong”.

Mas o aplicativo de mensagens, evita ao máximo de fornecer dados de seus usuários para as autoridades, que segundo as autoridades do Brasil e Alemanha, propagam discursos de ódio que coordenam ações que são muito violentas.

Foto Destaque: Brasil suspendeu o uso do aplicativo após uma decisão judicial (Foto: Getty Images)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo