Esportes

Confira os 17 times que disputarão o NBB 2022/2023

A 15ª temporada do Novo Basquete Brasil vai começar neste sábado e terá a participação de 17 equipes de oito estados brasileiros mais o Distrito Federal.

14 Out 2022 - 20h12 | Atualizado em 14 Out 2022 - 20h12
Confira os 17 times que disputarão o NBB 2022/2023 Lorena Bueri

O NBB está de volta! Às 18h30 deste sábado (15), Flamengo e Minas farão o jogo de abertura da 15ª temporada da  principal categoria do basquete profissional brasileiro. Ao longo de sua história, o NBB teve 5 equipes campeãs, Flamengo (7), Brasília (3), Paulistano (1), Bauru (1) e Franca (1). E nesta temporada, 17 equipes disputarão o título nacional.

Na fase de classificação, todas as equipes jogam entre si em jogos de ida e volta. As quatro equipes com as melhores campanhas passam direto para as quartas de final, e os times que se mantiverem entre a 5ª e a 12ª posição se enfrentam nas oitavas de final. Além disso, no meio da temporada, os oito melhores classificados até o momento participam da Copa Super 8, e seu vencedor ganha uma vaga na Champions League das Américas da FIBA, a maior competição do continente. 


Euipes que disputarão a temporada 2022/2023 do NBB (Foto: Reprodução/Instagram)


 

Franca 

O atual campeão do NBB está apostando em uma mistura entre experiência e juventude para defender o título na temporada 2022/2023. Jogadores como o armador Santiago Scala (31 anos), e os alas Jhonatan Luz (35) e David Jackson (40) vão dividir a quadra com jovens que já passaram pelas equipes sub-18 e sub-20 da seleção brasileira, como o ala-armador Reynan (18) e o ala-pivô Márcio (19).

Além da experiência e da juventude, a equipe francana manteve seus três principais jogadores da última temporada, o armador Georginho, o ala-pivô Lucas Dias, MVP das Finais da última temporada, e o pivô Lucas Mariano, melhor pivô do ano passado. A equipe ainda conseguiu trazer de volta o ala Didi Louzada, armador que estava com a equipe no vice-campeonato de 2019 e que nos últimos anos estava atuando no exterior, com passagem pelo Portland Trail Blazers da NBA. E todos esses jogadores participaram da Copa América de Basquete com a seleção brasileira nesta pré-temporada.

Com todos esses destaques, a equipe chega como uma das favoritas para o título. 

 

Flamengo 

O maior campeão da história do NBB é sempre um dos favoritos ao título. Depois do vice-campeonato na última edição, a equipe da Gávea perdeu um dos principais destaques do time e da seleção brasileira nas últimas competições, o armador Yago Matheus, que foi jogar no basquete alemão. Para suprir a ausência do armador, a equipe carioca contratou dois argentinos multicampeões da Liga Argentina, Penka Aguirre e Jose Vildoza.

Além de talentos internacionais, a equipe do técnico Gustavo de Conti também adicionou ao seu elenco os alas Gui Deodato, MVP da última edição da Copa Super 8, e Gabriel Jaú, jovem promessa que defendeu o Brasil na última Copa América da modalidade. O ainda conta com Olivinha, jogador com mais partidas jogadas na história do NBB, com 495, e Rafael Mineiro, que teve seu contrato renovado e foi o principal defensor do time na última temporada. 

 

Minas 

Campeão da última Copa Super 8, a equipe mineira sempre aparece nas fases finais do NBB. Neste ano, a equipe do técnico Léo Costa conta com o ala Shaquille Johnson, eleito o melhor estrangeiro da última temporada, para liderá-los ao título. Outro destaque importante é o armador Alexey.

Porém, a equipe mineira acabou perdendo dois grandes destaques na pré-temporada. Gui Deodato foi para o Flamengo e Gui Santos, eleito o melhor sexto homem da temporada 2021/2022, foi draftado pelo Golden State Warriors da NBA e vai disputar a G-League, liga de desenvolvimento da NBA, com o sonho de um dia chegar à liga principal. 

 

São Paulo

Depois dos títulos paulista e da Champions League das Américas,a equipe do São Paulo quer conquistar pela primeira vez o título do NBB. Comandado por Bruno Mortari, o tricolor manteve jogadores como Tyrone, Marquinhos, Bennett, Elinho, Coelho e Shamell para esta temporada. Porém, Bruno Caboclo, MVP da última edição do NBB, acabou saindo da equipe depois da eliminação para Franca na semifinal da temporada passada. Para suprir sua ausência, o São Paulo foi ao mercado e trouxe o armador Thiago Ramos, os alas Malcolm Miller e Betinho, e os pivôs Lucas Siewert, Matheus Maciel, e Ralfi Ansaloni.

Além da disputa do NBB, o tricolor paulista também disputará o Mundial de Clubes e a Liga Sul Americana nesta temporada.

 

Bauru

Um dos times mais tradicionais do basquete brasileiro que avançou para os playoffs em todas as edições do NBB quer voltar a brigar pelo título. Após perder para o São Paulo nas quartas de final na última edição, o time perdeu uma de suas principais peças, o ala Gabriel Jaú, que foi para o Flamengo.

Apesar disso, o time do técnico Jorge Guerra conta com a experiência de Alex Garcia e Larry Taylor, ambos de 42 anos, para liderar o time para a conquista de mais um troféu. Além desses nomes, o Bauru adicionou Danilo Fuzaro ao seu elenco e manteve o armador Dontrell Brite, um dos destaques do time na última temporada. E além do NBB, o Bauru também irá disputar a Liga Sul Americana.

 

Paulistano

O time campeão da edição 2017/2018 do NBB tem passado por um processo de reconstrução nos últimos anos depois que alguns dos principais jogadores que ganharam o título com a equipe em 2018 decidiram trocar de equipe.

Dessa Forma, a equipe do técnico Demétrius Ferracciú está contando com a recuperação de um dos jogadores que esteve presente no único título da equipe, o ala -armador Kevin Crescenzi. Outra peça importante que foi contratada este ano é o armador Adyel, de 20 anos, que foi campeão com Franca na última temporada e pode evoluir muito em um time em que terá mais minutos em quadra.

 

Unifacisa

A equipe de Campina Grande, na Paraíba, foi eliminada nas quartas de final para o Minas na última temporada após ter ficado em sexto na primeira fase. Comandada por César Guidetti, a Unifacisa manteve a base da última temporada para esta, o armador trevor gaskins continua sendo o principal jogador da equipe, e o pivô Guilherme Hubner, MVP das Finais pelo Paulistano se mantém como o jogador mais experiente do elenco.

 

Pinheiros

A equipe paulista segue utilizando muito seus jogadores da base como arma no NBB. No início do mês, a equipe venceu a LDB (Liga Desenvolvimento de Basquete), principal competição da base da modalidade, pela quarta vez consecutiva.

Com isso, muitos jogadores da base jogam na equipe principal do Pinheiros, o ala-armador Buffat, MVP da final do LDB é um exemplo disso, outro destaque da equipe é o pivô André Dikembe. E assim o time espera melhorar o desempenho do ano passado em que foi eliminado nas quartas de final.

 

Corinthians

Comandado por Léo Figueiró, o Timão chega a essa temporada do NBB com um time bem variado, com jogadores jovens, experientes e estrangeiros no elenco. Após a eliminação para o Pinheiros nas oitavas de final do NBB, a principal estrela do time, o armador Zoom Fuller deixou a equipe, com isso, o Corinthians foi ao mercado e trouxe outro estrangeiro para esta temporada, o ala-armador Davaunta Thomas.

Além desta contratação, o time ainda trouxe o ala-armador Cauê Borges e o pivô Maique. Porém, a equipe não deixará de contar com destaques vindo da base, como o ala-pivô Mãozinha e o armador Gabi Campos, ambos destaques da LDB.



Troféu do NBB (Foto: Reprodução/Delmiro Júnior/Agência Photo Premium)


São José

Depois de ficar de fora de algumas edições do NBB por questões financeiras, a equipe do São José está de volta à elite do basquete brasileiro após conquistar o título do Brasileiro de Clubes, que lhe deu a possibilidade de voltar ao NBB.

A equipe busca uma temporada de reabilitação, sendo assim, ela conseguiu realizar o retorno do domenicano Morillo, que esteve com o time na edição 2019/2020, mas teve que deixar a equipe devido aos problemas financeiros enfrentados por ela.

 

Pato Basquete

A equipe do Pato Basquete conseguiu ir para os playoffs na última temporada da competição, caindo para o Bauru nas oitavas, por conta disso ela deseja ir mais longe nesta nova temporada. Para isso, o técnico Jece Leite usou do mercado sul-americano para fortalecer sua equipe. Os reforços foram o armador colombiano Romário Martínez e o ala venezuela Materan, ambos são destaques em nas seleções de seus respectivos países e vão defender o Pato nesta temporada.

 

Rio Claro

Eliminado nas oitavas pelo Paulistano na última edição, o Rio Claro tem como meta chegar aos playoffs novamente, por isso, renovou o contrato praticamente todo o time. O principal reforço para o time do técnico Fernando Panna é o pivô João Pedro, que repõe a perda de João Victor.

 

União Corinthians

Em sua segunda temporada do NBB, a equipe do técnico Athos Calderaro foi elimnada na fase de classificação no ano passado, e conta com a permanência dos seus dois melhores jogadores da última temporada, o armador norte-americano, Mike I’ Simms, e o experiente Guilherme Teichmann.

 

Basquete Cearense

Uma das quatro equipes eliminadas na primeira fase, o Basquete Cearense passou por mudanças na comissão técnica. Alberto Bial deixou de ser o treinador da equipe e agora faz parte da coordenação do time, e Espiga assumiu o cargo de técnico. Assim, a equipe manteve o principal líder da equipe para esta temporada, o armador Davi Rossetto.

 

Caxias

A equipe de Caxias do Sul foi eliminada nas oitavas de final na última edição e busca ir mais longe nesta temporada. Nesta pré-temporada, a equipe venceu o Campeonato Sul-Brasileiro após derrotar o União Corinthians (RS), o Pato Basquete (PR), e o Joaçaba (SC).

 

Cerrado

Em busca de avançar pela primeira vez aos playoffs do NBB, o time do Distrito Federal coloca suas esperanças no armador Lucas Lacerda e no jovem ala-pivô Ruan Miranda, que foi eleito o melhor jogador da LDB.

 

Brasília

A equipe teve a pior campanha nas duas últimas temporadas, e por causa disso promoveu muitas mudanças na equipe. O ex-armador Fúlvio assumiu o cargo de gerente geral do time um ano após se aposentar, além disso, a equipe trouxe o técnico Dedé Barbosa, que havia feito um bom trabalho no Pato Basquete. O treinador, que tem como objetivo chegar aos playoffs, irá comandar uma renovação em que apenas três jogadores retornarão da última temporada. Lembrando que este time não é o mesmo Brasília que foi tricampeão do NBB entre 2009 e 2012, a equipe deste ano só leva o mesmo nome.

 

Foto destaque: NBB (Reprodução/Instagram)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo