Notícias

Confira estratégia de marketing utilizada em marca de Ketchup Heinz

Inovação em marketing de alimentos, curiosidades sobre o famoso número 57 gravado na garrafinha de Ketchup Heinz que atrai milhares de pessoas do mundo.

3 min de leitura
21 Fev 2022 - 15h01 | Atualizado em 21 Fev 2022 - 15h01

Marcado em relevo próximo ao gargalo da garrafinha de Ketchup Heinz, o número 57 corresponde a um antigo slogan da fabricante, que faz referência às variedades de produtos da marca. Em destaque na sopa de feijão, mostarda, maionese e creme de tomate da Heinz. 

A ideia de “57 variedades” foi uma inovação significativa no marketing de alimentos. No final do século 19, alimentos embalados e processados eram um novo conceito para o público. 

Objetivo principal, trazer uma sensação de conforto familiar. “Uma vez que você tem algo assim que gruda, as pessoas ficam relutantes em mudar por causa da associação da marca”, destacou McGrath. 


         Ketchup Heinz (Foto: Reprodução/Getty Images)


Noel Geoffrey, que liderou a divisão de ketchup da Heinz de 2008 a 2011, disse que 57 era “como um amuleto da sorte” na empresa. O número de telefone da central telefônica em sua sede anterior – o Heinz 57 Center – era, é claro, 57. Em 2001, a empresa pagou ao Pittsburgh Steelers US$ 57 milhões em 20 anos pelos direitos de nomeação do estádio.  

A escolha da palavra “variedade” foi uma estratégia de sinalizar que Heinz tinha experiência em uma variedade de produtos, sugerindo aos clientes que eles poderiam confiar na marca. 

“A variedade sempre foi uma coisa que os americanos adoram”, disse Ken Albala, historiador de alimentos da Universidade do Pacífico. “Eles querem escolha. Mesmo que sejam sabores da mesma coisa.” 

O 57 em uma garrafa de Heinz é mais do que apenas o ponto certo para bater para fazer o ketchup escorrer a 0,045 quilômetros por hora. Esse número permaneceu por 126 anos, parareforça a Heinz como uma marca de comida nostálgica e distintamente americana – o condimento que os americanos colocam em seu cachorro-quente em um jogo de beisebol ou em um hambúrguer em um churrasco de verão, dizem especialistas em marketing. 

  

Foto Destaque: Ketchup Heinz. Reprodução/Divulgação : Glennv /Getty Imagens 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo