Empreendedorismo

Confira essas dicas para driblar o profissional introvertido que há em você

Jevonya Allen, coach dew networking há mais de cinco anos e uma autodenominada introvertida, apresenta 7 dicas que você pode adquirir em alguns pequenos passos.

03 Out 2022 - 15h30 | Atualizado em 03 Out 2022 - 15h30
Confira essas dicas para driblar o profissional introvertido que há em você Lorena Bueri

Em tempos de networking, investir em boas relações profissionais, pode lhe render resultados cada vez mais satisfatórios. Mas o que acontece quando a pessoa não consegue se relacionar de maneira fácil? Parece estranho, mas boa parte das pessoas que ocupam cargos estratégicos e de negócios, não tem facilidade nem habilidade para networking. Profissionais introvertidos pressupõe uma sensibilidade diferente para estímulos sociais. Isso significa que as interações muito prolongadas podem esgotar as energias mais rapidamente para eles do que para os extrovertidos.

Jevonya Allen, coach dew networking há mais de cinco anos e uma autodenominada introvertida, diz que as pessoas costumam desprezar os introvertidos. “Nós não derivamos nossa satisfação na vida de ser a pessoa número 1 na sala que quer toda a atenção, e a sociedade diz que isso não é bom. Isso nos faz pensar que somos um problema ou que não somos normais”, disse Allen, autor do recente livro  “The Introvert’s Guide to Becoming a Master Networker”, à CNBC Make It.


Empreendedorismo (Foto Destaque: Reprodução/Monstera/Pexels)


Ela cita Mark Zuckerberg, Bill Gates e Warren Buffett, como exemplos, observando que os pontos fortes introvertidos geralmente incluem escuta de qualidade, resolução eficaz de problemas e capacidade de evitar decisões impulsivas. “Mas não há nada de errado em ter uma personalidade introvertida – e isso certamente não significa que você está menos preparado para uma carreira de sucesso”, diz Allen

Embora o networking possa não ser seu forte, Allen listou habilidades que você pode adquirir em alguns pequenos passos. Confira:

Crie algumas afirmações para si mesmo

Declarações que reforçam pensamentos positivos sobre si mesmo podem ajudá-lo a se livrar de seus pensamentos negativos ao longo do tempo. Para Allen, anotar suas afirmações em um diário, um cartão de índice ou até mesmo em algum lugar do seu telefone e ler com a maior frequência possível, especialmente quando estiver tendo pensamentos negativos. “O resultado, você começará a se comportar com mais confiança, e isso só atrairá mais pessoas para você”, diz Allen.

Tenha uma estratégia para eventos de networking

Para Allen, eventos de networking com grandes grupos de pessoas são uma ótima maneira de fazer conexões de negócios, por mais que você queira evitar participar de tais eventos. Uma das recomendações que Allen faz para tais eventos é criar metas específicas, como se manter no local por pelo menos uma hora ou obter informações de contato de pelo menos duas pessoas antes do término do evento.

Agendar encontros individuais

Após fazer essas novas conexões de negócios, a próxima etapa é agendar reuniões individuais com eles. Allen recomenda encontrar pelo menos uma conexão de rede semanalmente, por aproximadamente 30 minutos cada. “Conhecer melhor suas novas conexões ajudarão você a construir uma rede que pode ajudar a avançar em sua carreira ou negócio. Concentre-se em aprender mais sobre eles, sua linha de trabalho e quais conselhos eles podem ter para você. Esteja preparado para compartilhar informações sobre você e seus objetivos de carreira., afirma Allen.

Faça do acompanhamento um hábito

Sempre acompanhar após se conectar com alguém em um evento ou reunião individual pode fazer você se destacar. Um passo simples que pode fazer com que os outros se lembrem de você de uma forma positiva. “Envie um e-mail, uma mensagem de texto ou uma nota manuscrita agradecendo a conexão com você e iniciando outro encontro ou informando que você entrará em contato novamente no futuro. Crie o hábito de enviar essas mensagens de acompanhamento dentro de 24 a 48 horas após a conexão”, diz Allen.

Aproveite as mídias sociais

As redes sociais são uma ótima alternativa para fazer conexões e promover sua carreira e negócios. Após escolher a plataforma que mais combina com sua área, entre em contato regularmente com suas conexões, sugere Allen.

“Depois de se conectar com alguém, envie uma mensagem direta agradecendo e explicando por que você queria se conectar. Então, mantenha-se envolvido: publique regularmente sobre seus projetos em andamento ou comente as postagens de outras pessoas”, explica Allen.

Preste atenção aos nomes

Uma maneira simples de causar uma boa impressão é lembrar e pronunciar os nomes das pessoas corretamente, de acordo com Allen. Pergunte a suas conexões como pronunciar corretamente o nome deles e inclua na conversa sempre que possível.

Não se esqueça do poder do sorriso

Sorrir pode não ser apropriado em todas as situações, mas Allen sugere que seja uma meta sorrir, isso vai fazer você parecer mais confiante. “Todo mundo aprecia o sorriso. Eu adoraria que mais introvertidos saíssem e mostrassem seu sorriso, porque isso só ajudará você a fazer as conexões que deseja”, diz Allen.

Foto Destaque: Reprodução/Monstera/Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo