Bem Estar

Confira dicas para manter a saúde capilar no verão

Caspa e espinha são condições desconfortantes agravadas por bactérias e fungos em ambientes quentes e úmidos. Confira algumas práticas básicas para evitar a descamação.

22 Fev 2022 - 15h40 | Atualizado em 22 Fev 2022 - 15h40
Confira dicas para manter a saúde capilar no verão Lorena Bueri

Verão; época de muita umidade e calor. Condições que favorecem o surgimento de caspas, espinhas e outras doenças no couro cabeludo devido à exposição a umidade. É preciso protegê-lo da poluição, suor, radiação do sol e controlar a oleosidade e manter a saúde capilar em dia como qualquer outra parte do corpo.

A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, é uma inflamação no couro cabeludo proveniente do aumento da produção do fungo Malassezia pachydermatis sp., causando coceira, descamação e vermelhidão na pele. A caspa pode aparecer em outras partes do corpo como, sobrancelha, orelhas, tórax e canto do nariz geralmente em áreas com maior oleosidade. Esta reação pode ser agravada dependendo do estado emocional do individuo. Caso não seja tratada, feridas surgirão na pele no local da coceira e os ‘floquinhos de neves’ irão cair sobre seus ombros, gerando desconforto e constrangimento.

Este ambiente é favorável para o aparecimento de outras bactérias, como a Staphylococcus aureus., causando a inflamação no folículo piloso, são saliências vermelhas que podem ter pus. Conhecido como espinha, a inflamação decorre de uma lesão na pele, a obstrução dos poros e a produção de sebo. A foliculite aparece nas áreas com pelos como, cabeça, perna, braço, barba, virilha e axila, e o uso de lâminas de barbear, roupas justas e excesso de antibióticos podem agravar o quadro. Quando não tratada pode levar à perda permanente dos pelos do corpo, alopecia cicatricial, ou calvície.

Já a psoríase, é uma inflamação crônica sistêmica desencadeada pela presença de outras infecções, baixa temperatura e fatores emocionais. É identificada pelas manchas vermelhas ressecadas pelo corpo e, assim como a caspa, descamação da pele.

Ana Lísia Giudice, médica dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia da Bahia (SBD-BA), explica: "A ciência tem estudado formas e opções de detecção e controle. Algumas dermatoses não trazem risco de perda definitiva de cabelos como a dermatite seborreica, alopecia areata em placas, psoríase de couro cabeludo e as micoses de fios e de couro cabeludo. Outras trazem esse risco, como o lúpus cutâneo, alopecia frontal fibrosante, foliculite decalvante e líquen plano pilar. Hoje, temos algumas medicações tópicas, orais e injetáveis que nos trazem esperança de controle dessas doenças que tanto mexem com a autoestima dos pacientes”.


Atenção redobrada com a saúde capilar no verão. (Foto: Reprodução/ GettyImages)


CUIDADOS

Algumas orientações básicas para maior controle:

  • Use bonés e chapéus quando for ficar exposto ao sol. Os raios ultravioletas emitidos pelo sol danificam a queratina, oxidam e desbotam os fios podem levar a queimaduras e lesões;
  • Para pessoas calvas o uso de filtro solar é fundamental;
  • O sal e o cloro do mar e piscinas detonam o cabelo. Então, depois de mergulhar, leve os cabelos com água potável e hidratante;
  • Lava corretamente os cabelos: com água em temperatura ambiente utilize o xampu no couro cabeludo e o condicionador somente nas pontas; Enxague, retire o excesso do produto e seque o cabelo com a toalha;
  • Não durma com o cabelo molhado;

Importante ressaltar: não pratique a automedicação para não prejudicar a cicatrização. É necessário agendar uma consulta com a dermatologia, assim que observar qualquer alteração na saúde capilar.

 

Foto destaque: Apesar de não existir solução para a caspa, alguns cuidados podem ajudar a amenizar este problema. Reprodução/ shutterstock.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo