Empreendedorismo

Confira dicas de especialista de como empreender mesmo estando desempregado

O Brasil está passando por uma crise econômica, e a única saída do desempregado sem esperança no mercado de trabalho pode ser começar a empreender. Mas afinal, como iniciar um empreendimento sem emprego?

18 Ago 2022 - 21h37 | Atualizado em 18 Ago 2022 - 21h37
Confira dicas de especialista de como empreender mesmo estando desempregado Lorena Bueri

O desemprego no Brasil é uma realidade. De acordo com o levantamento feito pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a falta de emprego já atinge 13 milhões de brasileiros atualmente. Como se não bastasse os números desanimadores, a própria população não está esperançosa em que a situação mude, já que cerca de 4,7 milhões de pessoas não acreditam que conseguirão um trabalho. A crise econômica é séria, e nesse cenário de difícil recolocação no mercado de trabalho, a solução que pode parecer mais realista é o empreendedorismo.


Como começar a empreender desempregado. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Porém, é evidente que essa tarefa não é fácil. Empreender pode ser uma boa solução para o desempregado, mas é necessário tomar muito cuidado para acabar não ficando no vermelho logo em seu primeiro negócio. É isso o que diz João Carlos Natal, contador e consultor do Sebrae. Segundo Natal, um dos erros mais comuns cometidos é não saber dividir as contas profissionais das contas pessoais. No caso das pessoas sem emprego, a situação se agrava pela necessidade de pagar contas.

Para o consultor do Sebrae, a média de tempo para um empreendimento dar lucro é de dois anos. Sendo assim, qualquer retirada expressiva de dinheiro da empresa nesse período pode desestabilizar toda a operação. O ideal seria que o empreendedor tivesse capital de giro, porém isso é uma realidade distante de alguém que se encontra sem emprego.


Planejamento de como inciar seu negócio. (Foto: Reprdoução/ Twitter)


Natal conta que o primeiro passo para descobrir onde começar, é reconhcer onde está sua maior habilidade, assim entrando numa área na qual você tem o domínio e entende. Caso esteja interessado em um ramo específico, o recomendado é que o empreendedor consulte outros franqueados da mesma rede. Assim, se ganha uma noção maior de como iniciar seu projeto.

O especialista também alerta para uma falha que ocorre bastante no processo de montar seu estoque. "Um erro comum é montar um estoque muito grande e que pode acabar ficando sem movimentação. Esse é um dinheiro que está perdido e que poderia ter sido investido em outras partes do negócio". Natal também avisa dos perigos de pegar dinheiro emprestado. O melhor seria invesir esses valores em algo que gere lucro, não no pagamento de dívidas.


Cuidado com os excessos em suas contas. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Por fim, capacite-se. É fundamental que o empreendedor seja suficiente de lidar com as habilidades do dia-a-dia, e ter conhecimento da área de atuação. Por isso, ter noção de gestão é um ótimo atributo, e caso seja muitas tarefas para uma pessoa, deixando a mesma sobrecarregada, recomenda-se que contratem funcionários ou sócios para complementar o conhecimento.

Foto destaque. Empreender estando desempregado. Reprodução/ Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo