Saúde

Confira como a exaustão interfere na produção do leite materno

Especialistas do Ministério da Saúde afirmam a importância da rede de apoio no processo de amamentação é importante para os cuidadores responsáveis do bebê

25 Ago 2022 - 10h02 | Atualizado em 25 Ago 2022 - 10h02
Confira como a exaustão interfere na produção do leite materno   Lorena Bueri

Os cuidados com os primeiros meses de vida são muito intensos para o recém-nascido, acompanhados de mudanças na rotina, porém é mais exaustivo para os educadores responsáveis. O cansaço mental e emocional, associado a rotina do estresse pode interferir na produção de leite do leite materno.
 
A produção e liberação do leite materno durante o processo de amamentação acontece a partir da ocitocina, um hormônio que promove a concentração das glândulas mamárias da mulher. O Ministério da Saúde adverte que os níveis elevados de estresse levam a produção dos hormônios da produção de leite a adrenalina e de cortisol, que pode ocasionar na criação de ocitocina dificultando a saída do leite.


 

 

Mulher amamentando rém nascido (Foto:Reprodução/Instagram)



 
A prolactina, um hormônio produzido no corpo feminino é responsável por estimular a produção de leite materno, também pode sofrer intervenções em decorrência do cansaço e do corpo.
 
 Especialistas anunciaram que a formação de uma rede de apoio para os cuidadores responsáveis é essencial, para tornar o processo de amamentação  mais agradável.  “A rede vai fazer com que a mulher passe por esse momento da amamentação de forma mais tranquila, sem estar sobrecarregada com afazeres domésticos, por exemplo. Durante a amamentação, a mulher fica mais frágil, mais vulnerável e precisa ser ouvida”, esclarece Renata Guedes, consultora técnica da Coordenação de Saúde Perinatal e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.


O conhecimento e a orientação sobre a amamentação para as mães e familiares deveria ser   realizada durante as consultas de pré natal. Além disso, a rede de apoio pode ser formada por amigos, parentes, como também os profissionais de saúde. A produção do leite materno é produzida de acordo com a demanda do bebe, então quanto mais o indivíduo mama, maior será a produção de leite materno.   

Foto destaque: Mulher amanetando criança . Reprodução/ Instagram 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo