Bem Estar

Confira alguns chás recomendados para combater a insônia

Algumas ervas apresentam propriedades benéficas para auxiliar no relaxamento do corpo humano e combater a insônia. Dormir bem é essencial para a saúde e bem-estar.

21 Mar 2022 - 16h29 | Atualizado em 21 Mar 2022 - 16h29
Confira alguns chás recomendados para combater a insônia Lorena Bueri

O ato de tomar chá para combater a insônia é algo comum na cultura brasileira. Apesar disso, ainda há pessoas que duvidam da eficácia dessa prática, mas profissionais afirmam que, algumas ervas demonstram possuir propriedades benéficas para a qualidade do sono. 

O sono é fundamental para manter uma vida saudável. Apenas realizar atividades físicas, se alimentar bem, cuidar do psicológico, não se torna suficiente se não tiver um descanso adequado, pois é durante a noite que o corpo humano desenvolve os estímulos recebidos e evolui dentro do objetivo traçado. Para aqueles que apresentam dificuldades para dormir, alguns chás podem ser excelentes aliados no combate à insônia. 


Chá de camomila apresenta efeitos benéficos para o sono. (Foto: Reprodução/ Istock Getty Images)


Segundo Ksdy Sousa, neuropsicóloga e doutora em medicina do sono, a insônia aumenta o nível de alerta e a presença de preocupações e pensamentos acelerados na hora de dormir, podendo causar ansiedade e diversos distúrbios mentais. 

Dessa forma, a nutricionista Adriana Stavro separou alguns chás que poderão auxiliar no combate à insônia e garantir melhor qualidade de vida: 

Camomila 

De acordo com alguns estudos científicos, essa planta é bastante eficaz para induzir o sono, já que possui propriedades sedativas. É uma erva suave e que tem sido comumente usada para tratar de insônia, depressão, estresse e ansiedade.  

Erva-cidreira 

A nutricionista afirma que a erva-cidreira é amplamente utilizada para fins medicinais, especialmente no tratamento de distúrbios psicológicos e insônia. Segundo ela, suas formas mais comuns de uso são o chá e o óleo essencial. 

Chá de valeriana 

De acordo com diversos estudos, a valeriana libera substâncias que aumentam a quantidade de GABA, neurotransmissor responsável por inibir o sistema nervoso, auxiliando a relaxar. Seu uso é capaz de proporcionar um aumento no tempo de sono, além de reduzir o número de vezes que se desperta durante a noite. 

Lavanda 

Seu chá ajuda a relaxar durante a noite, apresentando efeito benéfico no combate à insônia e até mesmo a depressão. Pode-se também utilizar a lavanda como óleo essencial, em um difusor, massagens ou no travesseiro. 

Passiflora 

Segundo a nutricionista, a passiflora é um sedativo usado para tratar de distúrbios do sono e ansiedade. O seu chá é capaz de aumentar os níveis de GABA, reduzindo a atividade do sistema nervoso e auxiliando no relaxamento do organismo, o que pode contribuir para a melhora do sono e do humor. 

Modo de preparo 

Esquente 250ml de água até formar pequenas bolhas (o recomendado é não deixar ferver). Acrescente uma colher de sopa da erva de preferência, feche e aguarde por cerca de 10 minutos. Retire ou coe o saco da água, e em seguida, beba o chá. 

O ideal é ingerir uma xícara do chá 30 minutos antes de se deitar. 

É importante ressaltar que, em casos mais severos de insônia, o ideal é procurar uma orientação médica. 

 

Foto destaque: Algumas ervas possuem propriedades que contribuem para uma noite melhor de sono. Reprodução/ Shutterstock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo