Moda

Confira a volta da camisa de flanela 

Camisa de flanela ou camisa xadrez, tem praticamente o mesmo significado, cada um diz o que prefere. Uma necessidade em qualquer armário, mas possui uma história mais complexa por trás deste ícone.

04 Dez 2022 - 18h50 | Atualizado em 04 Dez 2022 - 18h50
Confira a volta da camisa de flanela  Lorena Bueri

A camisa xadrez ou camisa de flanela teve a sua origem na idade média, nas terras da Escócia, durante o século XIX, como muitos acreditam, como alternativa para o tartã, considerado inadequado ao uso diário ou ao trabalho. Já o tartan no que lhe concerne, foi criado pela sobreposição de listras que formavam quadros perfeitos confeccionadas em linho de cor natural, com mangas largas e longas, sem botões e longas até a altura do meio da coxa.

Outra suposição é de tenha sido criada em Roma na idade média, entretanto muitos acreditam que a origem é incerta, podendo possivelmente galesa segundo dados registrados, já que um tecido semelhante à flanela pôde ser rastreado até o País de Gales, onde era bem conhecido já no século XVI. A expressão francesa flanela foi usado no final do século XVII e no alemão "Flanell" foi usado no início do século XVIII.

A flanela original era pesada e feita de lã de carneiro ou de ovelhas, especifica para o inverno europeu. Mas a lã não pinicava como pinica hoje, era 100% natural, não tinha fibra sintética como têm hoje e originalmente era produzido por mão humana em teares, no século XIX isso acabou. Hoje em dia existem muitas opções, mas de má qualidade.


A história da camisa de flanela/Xadrez (Video: Reprdução/ A Modista do desterro/ Youtube)


Uma peça chave, tanto no guarda-roupa feminino como no masculino, é a camisa flanela. Foi nos anos 70, que as peças com flanela ganharam destaque e tornaram-se associadas ao estilo faroeste, especialmente em padronagem xadrez.


Modelo Kate Moss (Foto: Reprodução/ Villavilela/ Blog)


Ela é tão básica que combina com qualquer coisa, vestido, saia, shorts. As modelos como Gisele Bündchen e Kate Moss e atriz Kristin Cavallari não as usam somente em passarelas, mas sim no dia-a-dia, por se passar de uma peça tão simples é fácil mixar e usar constantemente.


Atriz Kristin Cavallari e a modelo Gisele Bundchen (Foto: Reprodução/ riodetudo.com/ blog)


Uma peça tão trivial que estava a algum tempo esquecida por muitos, está sendo contada para reaparecer constantemente no próximo ano. A modelo Kate Moss apareceu desfilando com uma camisa de flanela e jeans em um desfile do designer italiano Gaetano Pesce na semana passada em Milão, na charmosa Itália. Não se sabe se o destaque foi a camisa ou a conceituada modelo.


Kate Moss em desfile de Gaetano Pesce (Foto: Reprodução/ Universa/ Twitter)


A flanela em si, é uma malha ótima e se souber cuidar direito, ela dura por um bom tempo, podendo usar futuramente nos próximos invernos ou dias de frio. As maneiras de conservar uma camisa de flanela é bem simples, não existe segredo algum. A praticidade dela se torna indispensável em qualquer guarda-roupa.

 

Foto destaque: Homem com comisa xadrez. Foto: Repordução/ Вальдемар/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo