A camisa xadrez ou camisa de flanela teve a sua origem na idade média, nas terras da Escócia, durante o século XIX, como muitos acreditam, como alternativa para o tartã, considerado inadequado ao uso diário ou ao trabalho. Já o tartan no que lhe concerne, foi criado pela sobreposição de listras que formavam quadros perfeitos confeccionadas em linho de cor natural, com mangas largas e longas, sem botões e longas até a altura do meio da coxa.
Outra suposição é de tenha sido criada em Roma na idade média, entretanto muitos acreditam que a origem é incerta, podendo possivelmente galesa segundo dados registrados, já que um tecido semelhante à flanela pôde ser rastreado até o País de Gales, onde era bem conhecido já no século XVI. A expressão francesa flanela foi usado no final do século XVII e no alemão "Flanell" foi usado no início do século XVIII.
A flanela original era pesada e feita de lã de carneiro ou de ovelhas, especifica para o inverno europeu. Mas a lã não pinicava como pinica hoje, era 100% natural, não tinha fibra sintética como têm hoje e originalmente era produzido por mão humana em teares, no século XIX isso acabou. Hoje em dia existem muitas opções, mas de má qualidade.
A história da camisa de flanela/Xadrez (Video: Reprdução/ A Modista do desterro/ Youtube)
Uma peça chave, tanto no guarda-roupa feminino como no masculino, é a camisa flanela. Foi nos anos 70, que as peças com flanela ganharam destaque e tornaram-se associadas ao estilo faroeste, especialmente em padronagem xadrez.
Modelo Kate Moss (Foto: Reprodução/ Villavilela/ Blog)
Ela é tão básica que combina com qualquer coisa, vestido, saia, shorts. As modelos como Gisele Bündchen e Kate Moss e atriz Kristin Cavallari não as usam somente em passarelas, mas sim no dia-a-dia, por se passar de uma peça tão simples é fácil mixar e usar constantemente.
Atriz Kristin Cavallari e a modelo Gisele Bundchen (Foto: Reprodução/ riodetudo.com/ blog)
Uma peça tão trivial que estava a algum tempo esquecida por muitos, está sendo contada para reaparecer constantemente no próximo ano. A modelo Kate Moss apareceu desfilando com uma camisa de flanela e jeans em um desfile do designer italiano Gaetano Pesce na semana passada em Milão, na charmosa Itália. Não se sabe se o destaque foi a camisa ou a conceituada modelo.
Kate Moss em desfile de Gaetano Pesce (Foto: Reprodução/ Universa/ Twitter)
A flanela em si, é uma malha ótima e se souber cuidar direito, ela dura por um bom tempo, podendo usar futuramente nos próximos invernos ou dias de frio. As maneiras de conservar uma camisa de flanela é bem simples, não existe segredo algum. A praticidade dela se torna indispensável em qualquer guarda-roupa.
Foto destaque: Homem com comisa xadrez. Foto: Repordução/ Вальдемар/ Pexels