Notícias

Confira a situação do buraco gigante e misterioso no Chile

Pessoas que moram a 500 metros do sumidouro foram afetadas. O Tribunal de Justiça negou um recurso da população local, que pedia a preservação da região, e disse que a situação está "absolutamente controlada".

07 Fev 2023 - 14h00 | Atualizado em 07 Fev 2023 - 14h00
Confira a situação do buraco gigante e misterioso no Chile Lorena Bueri

Após seis meses de sua descoberta, o buraco gigante localizado em Tierra Amarilla, no Deserto do Atacama, Chile, ainda não foi completamente desvendado. A mineradora que atua na região foi multada pelo governo e há processos judiciais tramitando na Suprema Corte do país. A origem do buraco segue desconhecida.

O prefeito de Tierra Amarilla, Cristobal Zúñiga, disse à mídia local que se tratava de uma consequência de atividades extrativistas desmedidas realizadas na área e há possíveis consequências ambientais para a área ainda sendo investigadas.

A autoridade de mineração do local, o diretor de Rodrigo Sáez, afirmou que ainda não se sabe a extensão completa dos prejuízos.

“Não se conhece toda a extensão dos seus efeitos [da abertura do buraco] e devemos vigiar cuidadosamente a forma como se desenvolverão os ditos efeitos no futuro, a médio e longo prazo”, disse Saéz.


Buraco misterioso e gigante surge no deserto do Atacama, no Chile — Foto: JOHAN GODOY / AFP PHOTO

Buraco misterioso e gigante no Chile — Foto: JOHAN GODOY / AFP PHOTO


O Ministério de Obras Públicas do Chile informou que os trabalhos realizados na exploração da mina Alcaparrosa danificaram o Rio Copiapó e, por esse motivo, foi estabelecida a multa máxima prevista no Código de Águas, que é de 120 milhões de pesos chilenos (aproximadamente R$ 700 mil).

O buraco gigante causado pela mineradora teria afetado a vida de pessoas que moram a 500 metros do sumidouro.

O Instituto Nacional de Direitos Humanos (INDH) apresentou à Suprema Corte do Chile um parecer afirmando que os moradores da região afetada devem ter informações sobre o desenrolar do imbróglio judicial. A ação do INDH foi realizada após o Tribunal de Justiça de Copiapó negar um recurso da população local, que pedia a preservação da região.

Segundo o tribunal, a situação está "absolutamente controlada" e os órgãos fiscais especializados adotaram "todas as medidas urgentes, necessárias e pertinentes".

 

 

Foto destaque: Cratera no Chile que surgiu perto da mina Alcaparrosa, na cidade de Terra Amarilla. Reprodução/Reuters

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo