Notícias

Confira a campanha de castração gratuita para cães e gatos em Ceilândia

A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) faz sua primeira campanha de castração gratuita para cães e gatos, e serão distribuídas 1.620 senhas com até duas vagas por cadastro

01 Jun 2023 - 22h00 | Atualizado em 01 Jun 2023 - 22h00
Confira a campanha de castração gratuita para cães e gatos em Ceilândia Lorena Bueri

No dia 5 de junho acontecerá a campanha de castração para gatos em Ceilândia, machos serão entre 8h e 12h; fêmeas 13h e 17h. Já os cachorros precisam ir no dia seguinte: machos, entre 8h e 12h; fêmeas, entre 13h e 17h. Quem possuir gato e cachorro precisará ir aos dois dias, lembrando que não é necessário levar o animal no dia do registro, segundo o site da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal. As inscrições estão abertas a todos os moradores do DF.

A campanha gratuita realizada pelo Sema, fará mais de 1.620 senhas com até duas vagas por cadastro, tendo a chance dobrada para suprir a necessidade dos demais animais. É necessário ter mais de 18 anos para fazer a inscrição.

Portanto possuirá divisões de turno para diminuir filas. No total, são 1.620 vagas: 480 para cães fêmeas, 420 para cães de porte masculino, 360 para felinas e 360 para felinos. Necessário para inscrição um documento com foto do responsável.


1.620 senhas com até duas vagas por cadastro Foto: Breno Esaki 


Com a castração o animal vai estar mais seguro com os benefícios adquiridos, de acordo com a subsecretária de Proteção Animal da Sema, Edilene Dias Cerqueira. “A castração evita o risco de tumores e reduz a incidência de doenças sexualmente transmissíveis, além de diminuir a agressividade do animal, prevenindo-o”.

Ela cita também a superpopulação de cães e gatos nas ruas, que por muitas vezes os tutores costumam abandonar os filhotes recém-nascidos de seus pets.

O que gera um maior impacto na vida do animal, trazendo a maior dificuldades na qualidade de vida, e por muitas vezes sendo o abandono sendo culpa do responsável, por falta de organização.

Vale ressaltar que o abandono animal é crime, de acordo com a lei lei 10.418/21, incluindo maus tratos, ferimentos. Como consequência de 5 anos de detenção. Com isso, fica claro o dever do cuidado e responsabilidade.

Foto destaque: Animais doméstico Reprodução: Arquivo/Agência Brasília

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo