Saúde

Confira 5 sintomas prévios de ataque cardíaco em mulheres

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pontua ainda que pessoas do gênero feminino têm 50% mais chances de falecer em decorrência de um ataque cardíaco do que os homens

12 Out 2022 - 10h00 | Atualizado em 12 Out 2022 - 10h00
Confira 5 sintomas prévios de ataque cardíaco em mulheres Lorena Bueri

Segundo informações do Ministério da Saúde, doenças cardiovasculares, entre elas o infarto, são os principais motivos de morte entre as mulheres no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta ainda que pessoas do gênero feminino têm 50% mais chances de falecer em decorrência de um ataque cardíaco do que os homens.

Especialistas da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, fizeram uma pesquisa que tinha como objetivo descobrir quais são os sintomas mais comuns de um infarto em mulheres, os sinais do acidente são diferem entre eles e elas. A pesquisa foi publicada na revista científica "Circulation".

O estudo obteve dados de 515 mulheres de cinco lugares diferentes diagnosticadas com infarto agudo do miocárdio. Todas foram monitoradas pelos especialistas de quatro a seis meses após a alta. As participantes eram predominantemente brancas, mais velhas e 95% delas relataram sentir sintomas antes de sofrer o ataque cardíaco. Muitos deles são considerados atípicos para a condição, mas os cientistas consideram que a lista é importante para o diagnóstico precoce.

Sintomas de ataque cardíaco

As voluntárias da pesquisa compartilharam alguns sintomas sentidos um pouco mais de um mês antes de sofrerem o infarto. Entre eles estão:

  • Fadiga incomum (71%);
  • Distúrbio de sono (48%);
  • Falta de ar (42%);
  • Indigestão (39%);
  • Ansiedade (36%).

Elas também relataram alguns sintomas sentidos durante o ataque cardíaco. Confira:

  • Falta de ar (58%);
  • Fraqueza (55%);
  • Fadiga incomum (43%);
  • Suor frio (39%);
  • Tonturas (39%).

Dor no peito.(Foto: Reprodução/Pexels)


A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), afirmou que doenças cardiovasculares são alguns dos principais motivos de mortes no Brasil. Segundo a instituição, a maioria das mortes poderiam ser evitadas ou adiadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas.

Uma das doenças do coração mais comuns, e que também é grave, é a insuficiência cardíaca. Em suas características está a incapacidade do coração de bombear o sangue para o organismo. A doença provoca cansaço, dificuldade para respirar, fraqueza, etc. Entre os principais motivos da enfermidade estão: infecções, diabetes, hábitos não saudáveis.

Para qualquer sintoma sentido, procure um médico ou especialista para melhor diagnóstico.

Foto destaque: Mulher com ansiedade. Reprodução / Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo