Empreendedorismo

Confiança em relação ao empreendedorismo

Metas são pensadas além quando o empreendedor possui confiança em suas próprias decisões, quando ele presta atenção no mercado e em tudo que está ao seu redor, adquirindo garra e determinação.

12 Jan 2023 - 20h45 | Atualizado em 12 Jan 2023 - 20h45
Confiança em relação ao empreendedorismo Lorena Bueri

A autoconfiança impacta diretamente na peculiaridade dos projetos e das atitudes de um empreendedor. Em situações de pressão ou conflito, como reuniões com investidores ou lançamento de novos itens (produtos) e serviços, caso o profissional demonstre que não está confiante ou preparado, pode prejudicar-se diretamente no mercado.

O fato de um empreendedor autoconfiante, mostrar que não ter medo do fracasso, não se baseia em crenças limitantes, mas sim em assumir riscos com maior responsabilidade. A autoconfiança ajuda a passar credibilidade durante uma negociação, por exemplo, ou no processo de fechamento de vendas, dentre vários benefícios.

Um empreendedor autoconfiante deve ter iniciativa e buscar oportunidades, correr riscos, ainda que calculados, possuir comprometimento, estabelecer metas, ser persistente, exigir qualidade em seu negócio, além de mostrar segurança e valores. Existem alguns pilares que são medidos para a sustentação que pode ser sinônimo de segurança, como ética, empatia e competência.


Determinação versus empreendedorismo (Foto: Reprodução/ Michael Burrows/ Pexels)


Esses conceitos são imprescindíveis, às vezes até entendidos como habilidades comuns, com os quais podemos estar todos de acordo quando se trata de um empreendedor, aí é que está o equívoco. Ter confiança em si próprio é extremamente necessária para assumir o controle da vida e conseguir enfrentar desafios sem medo de fracassar.

O fracasso, contudo, não deve ser encarado como o fim para os seus projetos. Mas nesse meio carácter é formado pela confiança, o que é fundamental e está lado a lado com a segurança e sagacidade que se espera de um bom empreendedor para que se tenha bons negócios futuramente.

Possuir confiança em si, é a chave para liderar, encarar desafios constantemente, coordenar reuniões e assim por diante. Existe um ditado: “gentileza gera gentileza” e “confiança também gera confiança”, um líder confiante transmite confiança para os seus colaboradores, familiares, colegas e empregados. Negócios criados por pessoas proativas, transmite estabilidade e oferece novidades para seus clientes.

Algumas dicas bem simples de como se “tornar” autoconfiante: não se compare com ninguém, somos seres individuais, cada ser humano possui seus próprios méritos, pratique autocompaixão, estude, se exercite, essas dicas podem parecer inusitadas ou perplexas, mas são recomendadas por profissionais. Elimine pensamentos negativos, preocupantes, ruins, aproveite cada momento, a vida além de curta é preciosa e só temos uma.

 

Foto destaque: Homem de terno e gravata, mostrando autoconfiança. Reprodução/ nappy/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo